Um disparo de genialidade e loucura

  

“Ele tinha muito controle sobre minha vida”, foi a justificativa que Valerie Solanas apresentou aos policias no dia 4 de Junho de 1968, depois de disparar três tiros contra Andy Warhol, uma das figuras mais influentes do movimento pop art.

 

 

         (Lili Taylor interpreta Valerie Solanas em “Um tiro para Andy Warhol”, filme da canadense Mary Harron)

Valerie Solanas carre ga uma história que desperta interesse, fugiu de casa com pouca idade devido aos maus tratos sexuais que sofria de seu pai, se prostituiu, cursou universidade, foi atriz, mendiga, lésbica, escritora, viciada em drogas. Os tiros que disparou a Andy Warhol no dia 4 de Junho de 1968 não foram o  suficiente para matá-lo, ao contrário, foi justamente por causa deles que ela passou três anos na cadeia.

Bem antes de atirar contra o pintor, Valerie chegou a frequentar a Factory, nome dado aos estúdios de Warhol. Também fez  uma ponta em uma de suas produções cinematográficas: I, a man. Enquanto isso, cursava a universidade e escrevia uma das mais famosas obras feministas.

Quando apresentou sua peça “Up Your Ass” a Andy, na tentativa de conseguir ajuda na produção, não teve nenhum retorno. O pintor achou graça, gostou do título, mas não se prontificou a produzi-la, para se vingar, Valerie tentou matá-lo.  

A feminista que sofria de esquizofrenia, não desfrutou de fama nem dinheiro, morreu só e foi pouco lembrada através dos anos. A  tentativa de assassinato lhe permitiu divulgar seu manifesto S.C.U.M.(Society for Cutting Up Men Manifest), escrito um ano antes. Na obra, entre outras coisas, ela afirma que o homem é um animal grosseiro, “obcedado por sexo e morte”, deixa evidente seu desdém pelo sexo masculino e exibe um perfil extremista.

Valerie teve sua vida retrata nos cinemas por Lili Taylor em 1996 no filme “Um tiro para Andy Wahrol” da canadense Mary Harron, além disso a tentativa de assassinato lhe rendeu uma música composta por Lou Reed (gravada pela primeira vez com o Velvet Undergroun) chamada Andy’s Chest”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s