26º Festival de Jabuticaba em Sabará

Sabará já espera visitantes da capital mineira e outros estados para a 26ª edição do tradicional Festival da Jabuticaba de Sabará. Este ano, o evento será realizado junto à Feira de Negócios do Artesanato. A festa acontece nos dias 30 de novembro de 2012, sexta-feira, das 13 às 20 horas; dia 01 de dezembro, sábado, das 10 às 21 horas, e no dia dois de dezembro, domingo, das 9 às 20 horas, na Praça de Esportes, no Centro Histórico. O evento terá ingressos a preço popular de R$ 3,00, sendo que crianças até 12 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. A festa contará com 30 expositores de derivados da jabuticaba, 30 stands de artesanato, praça de alimentação com gastronomia típica e barracas da fruta in natura.

Confira algumas curiosidades:

– A Jaboticabeira é uma árvore típica da Mata Atlântica. Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C. Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 45 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica. A Jabuticaba é rica em sais minerais como, por exemplo, cálcio, fósforo e ferro. Tem apenas uma safra por ano, entre agosto e novembro, fim de inverno e primavera.
– Sabará é considerada a “terra da jabuticaba” e deu nome à variedade da fruta que se tornou a mais popular do País.
– É na polpa da jabuticaba que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas.
-É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomares domésticos. É tradição o aluguel de pés de jabuticaba, o que permite a colheita e o consumo de todas as frutas de um dado pé durante um certo período de tempo.- Há vinte anos,  prefeitura de Sabará concede desconto no IPTU a imóveis com uma ou mais jabuticabeiras no quintal. A economia pode chegar a 25% do imposto. Cada pé dá direito a 5% de desconto, e o limite máximo são cinco. Mas tem um, porém: o benefício vale somente para árvores com cinco centímetros de diâmetro, no mínimo. A lei nº 146/82 entrou em vigor em 23 de agosto de 1982. Foi uma década em que houve uma grande expansão urbana e a regra entrou em vigor para estimular a preservação das jabuticabeiras.
– A Prefeitura de Sabará também promoveu e registrou o festival como patrimônio imaterial do município, um dos maiores produtores da fruta no estado. o Festival é uma festa anual, realizada geralmente no final de outubro ou princípio de novembro, teve seu início em 1987.
– O aluguel de jabuticabeiras também é uma das características do festival. A taxa para alugar  fica entre 50 e 70 reais. A pessoa entra em contato com donos de sítios e pode consumir a fruta no local ou colher e levá-la pra casa.
– A jabuticaba é uma fruta originária do Brasil. Nativa da Mata Atlântica, ela pode ser encontrada nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, além de outros. A fruta também pode ser encontrada em certas regiões da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s