Pelos olhos de Maisie

Maisie é uma garotinha de seis anos que vive um cotidiano tumultuado após o divórcio dos pais. Sua mãe, Susanna (Julianne Moore) é uma estrela de rock e seu pai Beale (Steve Coogan) é um ocupado e influente galerista. Sua principal companhia é a babá, mas ela acaba se casando com seu pai e Maisie se vê em uma situação delicada. Atenta as brigas judiciais por sua guarda, a pequena se torna uma espectadora das ações dos outros personagens e sofre com as atitudes inconsequentes dos adultos. Pouco tempo depois sua mãe se casa com um completo desconhecido e ela se vê novamente sem lugar…

what-maisie-knew-filmBaseado no livro de Henry James, a produção de 2012, dirigida por David Siegel e Scott McGehee é um delicado registro de uma história simples, mas cheia de significados. Com uma fotografia primorosa e atuações fortes, Pelos olhos de Maisie retorna uma antiga discussão: a importância da figura paterna/materna na vida da criança e as consequências do divórcio. Julianne Moore, no papel de Susanna, traz a tela uma mulher contraditória, que ama a filha mas que prefere a carreira. O comportamento explosivo da mãe, a música alta e o excesso de bebidas é observado por Maisie que, apesar de desconfortável, é levada a entender (ou a fingir) que aquele é o melhor ambiente pra ela.

No início não nos é confidenciado, mas aos poucos percebemos que os pais de Maisie não possuem estrutura. Apesar do aspecto financeiro bem resolvido, o lado emocional da pequena é deixado de lado e os pais tendem a priorizar apenas seus objetivos.  Logo depois que Susanna se casa, seu marido Lincoln (Alexander Skarsgard) se aproxima de Maisie de uma maneira carinhosa e sincera. O que poderia ser uma solução acaba virando um contratempo, já que Susanna tem ciúmes e não abre mão de ocupar o primeiro lugar na vida da filha.

Em outra perspectiva, acompanhamos a relação de Maisie com a babá Margo (Joanna Vanderham), a única que consegue estabelecer um diálogo com a menina, sem qualquer constrangimento. Apesar das contradições, Maisie é uma garota muito amada, o problema está na forma em que os adultos demonstram esse sentimento. Um fato que chamou atenção (e que foi muito bem articulado pelos produtores) é a ênfase na relação de Maisie com os adultos, poucas crianças aparecem no longa e quando aparecem estão em situações secundárias.

Outro fato interessante é que uma das características marcantes de Maisie na versão literária é que ela é uma garota que dissimula muito bem e tenta não se importar com a indiferença dos pais. Ela joga o mesmo jogo dos adultos e age como se, de fato, não soubesse de nada. Esse detalhe também é percebido no filme, quando Susanna, por exemplo, pergunta a Maisie se seu pai e a babá se beijam. Apesar de saber o que se passa, a menina finge um desconhecimento. O destaque do filme vai para Onata Aprile, que apesar de estar ao lado de famosos nomes do cinema se sobressai em cena em uma atuação confiante e sem rodeios.

film-whatmaisieknew-500  – O livro: Publicado em 1897 o romance Pelos olhos de Maisie é uma das obras mais importantes de Henry James, escritor e filósofo norte-americano também autor de A fera na selva (1903) e Retrato de uma senhora (1881). A história se passa em Londres, mas os personagens viajam com frequência por diversos países como Florença, Bruxelas e Paris.  James fez com que a história tivesse vários cenários e ambientações para mostrar que Maisie vivia a mercê das decisões dos adultos e que muitas vezes, era como um joguete e que vivia alternamente ao cuidado dos outros. Publicado depois de o autor ter realizado seu primeiro trabalho com método cênico, Pelos olhos de Maisie apresenta várias passagens com escrita teatral.

Confira o trailer!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s