Noivas em Guerra

Nunca sonhei em me casar, não tenho mesmo esse desejo e por um longo período alimentei a percepção de que o casamento é um dos piores e mais enganosos contratos sociais que existem. Há pouco tempo atrás eu acreditava na inexistência do amor eterno e duvidava que duas pessoas conseguissem se manter apaixonadas pelo resto da vida. Como diria o dramaturgo Nelson Rodrigues: “Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de prata”. Vejo homens e mulheres unidos não por amor, mas por necessidade (seja emocional ou financeira), casais infelizes que não se separam porque acreditam que precisam prestar contas à sociedade ou Noivas em Guerraviver de aparências.

Confesso que aos poucos fui mudando meus conceitos. Continuo não acreditando em casamento, nem em paixões eternas, mas acredito no amor e no companheirismo. Acho que duas pessoas conseguem viver juntas, dividindo a intimidade com o outro e sustentando um relacionamento em que há, antes de qualquer coisa, o respeito. Conheci algumas mulheres, três delas em especial, que sonham em se casar e em ter filhos. A ideia de casamento, que sempre me foi muito abstrata, começou a fazer sentido quando vi que aquele era mesmo o objetivo da vida delas: se casar e depois ter filhos.

Aliás, todas as três mostraram um forte desejo de seguir carreira e se dar bem na profissão.  Quer dizer, elas me fizeram entender (e por mais simples que isso pareça, eu não concordava) que é possível ter uma boa vida profissional e familiar simultaneamente.

Por algum tempo acompanhei a dedicação das três na organização da cerimônia e nos contratempos que foram aparecendo. É difícil achar igreja, é difícil achar um lugar para realizar a festa, é difícil encontrar o vestido certo, arrumar os convites, fazer a lista de convidados, organizar o chá de panela… na verdade, é um inferno! Outro dia, zapeando pela TV, me deparei com um filme que ilustra (com certos exageros, é claro) muito bem essa situação (e é uma sugestão  bacana pra quem pretende se casar):

Noivas em Guerra é uma comédia, produzida em 2009 e dirigida por Gary Winick (também diretor em Cartas para Julieta, De repente 30 e Um jovem sedutor). É um filme simples e sem muitas surpresas, mas que traz um tema agradável e uma abordagem interessante.  A trama conta a história de Emma e Liv (Anne Hathaway e Kate Hudson) duas mulheres que são amigas desde pequenas e que coincidentemente, dividem o sonho de se casar no Plaza Hotel. Por um erro da secretária a data do casamento das duas é marcada para o mesmo dia e assim nasce um confronto, já que nenhuma das duas abre mão de seus planos.

bride-wars-poster

Com uma proposta bem leve e divertida, Anne Hathaway e Kate Hudson encaram cenas engraçadas que, de alguma forma, chamam atenção para a condição feminina. É interessante ver o quanto os homens se mostram despreocupados sobre a cerimônia, enquanto elas (preocupadas em ‘fingir’ que tudo está dando certo) praticamente se matam de tanto trabalho. Um trabalho exaustivo, mas prazeroso. A procura pelo vestido, a escolha dos convites, os ensaios, as músicas e a ambientação da igreja: tudo escolhido com uma enorme cautela.

Apesar de ser a temática central, o casamento não é o ponto mais forte do filme e sim a amizade. É através dessa perspectiva que se consegue perceber a contraposição das personalidades das duas. Emma é mais frágil, enquanto Liv é uma mulher competitiva. Emma está tão envolvida nos preparativos da cerimônia que não percebe o desconforto que existe entre ela e o noivo. Liv, por outro lado, deixa suas emoções aflorarem a ponto de prejudicar seu desempenho no emprego. A situação ainda é acentuada pela incerteza sobre quem conseguirá o Plaza Hotel e pela disputa infernal entre as duas.

saewe

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s