Duas doses de Jamie Lee Curtis

Jamie Lee CurtissAproveitei o feriado e fui dormir bem tarde ontem. Vagando pela internet, encontrei uma foto da Jamie Lee Curtis no Tumblr que me fez rir sem parar. Não sei exatamente a história dela e não achei nada que falasse a respeito, mas a feição da atriz não era muito convidativa. Sabe, acho a Jamie Lee Curtis linda, cheia de personalidade e amo os cabelos grisalhos dela. Acabei revendo dois de seus filmes que AMO e que ilustram bem essa capacidade da atriz de se sair bem em qualquer gênero. Jamie, ao lado de Susan Sarandon, Helen Mirren, Jessica Lange, Judi Dench, Maggie Smith (e por aí vai…) completa a lista das minhas atrizes favoritas.

Nunca pesquisei a fundo sobre a vida dela e uma das únicas coisas que eu sei é que na década de 90 ela enfrentou sérios problemas em relação ao álcool – e que hoje está recuperada e fala abertamente sobre isso. Uma das cenas, que ao meu ver é inesquecível, é quando Jamie faz strip tease para Arnold Schwarzenegger em True Lies, um filme que foi um estouro em 91.

Jamie Lee Curtis nasceu em 22 de novembro de 1958, é filha de Tony Curtis e Janet Leigh (isso mesmo, a atriz de Psicose). Curtis atuou em grandes filmes como “Meu primeiro amor”, “Halloween”, “Um peixe chamado Wanda” e “ A morte convida para dançar”.

 Sexta-Feira Muito Louca (Freak Friday – 2003)

É engraçado como as coisas mudam tão rápido. Eu me lembro perfeitamente da época em que esse filme foi lançado, de quando eu saia da escola e corria para locá-lo.  Eu nunca me dei conta disso, mas agora que eu parei para pensar bem, a Lindsay Lohan foi um dos meus ídolos “teens”. Naquela época não era difícil gostar dela… era bonita, descolada e fazia filmes bem divertidos. Lohan não era nem sombra do que é hoje, não existiam boatos sobre as drogas, nem sobre esse comportamento assustador que a assolou nos últimos tempos. Fiquei olhando algumas fotos recentes dela no Google e esbarrei em uma onde ela aparece com os dentes podres e com a mão suja de esmalte – eu nunca dei muita atenção às notícias que a envolviam e fiquei um pouco chocada. Não sei, mas me deu um pouco de pena dela…

Mas enfim, “Sexta-feira muito louca” possui um argumento muito interessante e que já foi revisitado diversas vezes pelo cinema. Produzido por Andrew Gunn e dirigido por Mark S. Waters, o filme conta a história de Tess e Anna Coleman, mãe e filha, que não estão se dando bem.  Tess é uma psiquiatra de sucesso que esta atolada de trabalho e pretende se casar novamente. Anna, é uma jovem estudante de quinze anos que possui uma banda de rock e enfrenta algumas problemas na escola. Tess não compreende a importância da música na vida da filha e não permite que ela namore, Anna não apoia o segundo casamento da mãe e não se cansa de afirmar que Tess está “arruinando a sua vida”.

A família se reúne para jantar em um restaurante chinês e após receberem biscoitos da sorte com mensagens idênticas, Anna e Tess trocam de corpo. Com medo de serem consideradas ‘loucas”, as duas mantêm o fato em segredo e fazem de tudo para voltar ao normal. O problema é que o casamento de Tess acontecerá em poucos dias e Anna irá participar de um importante concurso com a banda onde é a responsável pelo solo da guitarra.

Imagem

Lindsey e Jamie estão incríveis, revendo o filme ontem pude notar o quanto Jamie está confortável no papel e ri de sí mesma sem nenhum constrangimento. Não é difícil entender o porque esse tipo de filme é tão agradável, quem nunca se imaginou vivendo a vida de outra pessoa? Apesar de ser completamente surreal a ideia é interessante e – se tratando de cinema – já deu muito pano pra manga.

Há vários fatos interessantes que rondam “Sexta feira muito louca”. Um deles é que Kelly Osbourne foi convidada para viver o papel de Anna, fez alguns testes e depois desistiu. Jodie Foster foi convidada a interpretar Tess, mas também não aceitou (em 1976, Jodie atuou em “Um Dia Muito Louco” que trazia a mesma história, Jodie fazia o papel da filha e Barbara Harris era a mãe). Anteriormente o papel de Tess também foi negado pela atriz Annette Benning.

As imagens que aparecem no crédito do filme são fotos da Jamie Lee Curtis com a sua filha na vida real, Annie Guest. Na cena da guitarra, é Jamie está tocando de verdade! Quando Jamie Lee Curtis descobriu que Lindsay Lohan havia estrelado o remake de “Operação Cupido”, ela perguntou: “Qual das duas gêmeas você fez?”

Você de novo? (2010)

“You again” não foi muito bem recebido pela crítica, mas a gente não se importa com isso: um filme que traz Jamie e Sigourney Weaver como inimigas é no mínimo interessante. A trama se inicia em 2002, com Marni (interpretada por Kristen Bell) sendo perseguida por Joanna (Odette Yustman), a garota popular do colégio.  Os anos se passam e Marni – que se tornou uma executiva bem sucedida, volta para a casa dos pais para conhecer a noiva do irmão. Ironicamente, a noiva é Joanna e o reencontro das duas traz a tona uma antiga rivalidade. Para piorar a situação, a mãe da Marni (Jamie) e a tia da Joanna (Weaver) também possuem uma história de rivalidade desde os tempos do colégio. Tudo bem, os clichês estão aí: A nerd se torna uma mulher poderosa e financeiramente estável, que não tem sorte no amor nem uma família feliz. As ‘gostosonas’ acabam se casando e viram donas de casas que, apesar de não serem ricas, possuem uma família que as ama.

De fato, a história é um tanto quanto superficial, mas as cenas e as situações são divertidas. Ver Weaver e Jamie em disputa, dois grandes nomes do cinema americano, é muito engraçado. Pra completar, ainda temos a participação da gloriosa Betty White que interpreta a avó de Marni.  Eu diria que “You again” é uma releitura da antiga história do “patinho feio” ou do “nerd estranho”, mas com um desenvolvimento  ainda mais interessante já que mostra que as pessoas mudam, se arrependem e que, de alguma forma, seguem seu rumo. O filme foi dirigido por Andy Fickman e roteirizado por Moe Jelline.

You-Again-Movie

One thought on “Duas doses de Jamie Lee Curtis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s