sobre Helena Rojo e seus lindos cabelos ruivos…

Helena Rojo é uma das minhas atrizes mexicanas favoritas, a acompanho há muito tempo, desde que o SBT exibiu a novela “O Privilégio de Amar” pela primeira vez (se não me engano, em 1998). Ano passado tive a felicidade de descobrir que três de suas novelas (Cuidado com el Angel, Por Ella soy Eva e El Privilégio de Amar) estavam sendo transmitidas concomitantemente na TV brasileira, uma pena não ter tido tempo para assisti-las.

ImagemRojo é uma mulher linda e mais do que isso, muito talentosa. Adoro seus cabelos ruivos e aquele olho meio “cor de mel” que ela tem… Quando eu era mais nova (não me perguntem como!) mandei uma carta pra ela e ela não só respondeu como mandou uma foto autografada, que guardo até hoje. Desde então comecei a reparar no quanto a Helena Rojo é atenciosa com seus fãs – e eu, particularmente, acho isso tão bacana! Não é da boca pra fora, nem porque eu a admiro muito, mas ela realmente é atenciosa. Não é de hoje que a Rojo sabe o nome de vários fãs, conversa em vídeo com eles, almoça e manda emails.

E a Helena Rojo é bem conhecida no Brasil, o que é também muito bacana. Há de convir que existe um preconceito velado em relação às tramas mexicanas, não sei por que falam tão mal dessas produções e se discute tão pouco sobre seus aspectos (afinal, as novelas mexicanas estão muito ligadas ao cinema melodramático que estourou na década de 1940).

Helena RojoEstava revendo um vídeo (dos inúmeros disponíveis no YouTube) de uma novela com a Helena Rojo chamada “Las Secretas Intenciones” e eu tinha me esquecido do show de interpretação que a Helena dá, principalmente nos últimos capítulos. Pensando nisso, fiz uma pequena listinha com as minhas novelas preferidas dos quais a Helena Rojo participou e vou colocá-las aqui, espero que vocês gostem.

*Antes, uma rápida biografia: María Elena Enríquez Ruiz nasceu em 18 de agosto de 1944 na Cidade do México. Na década de 60 começou a trabalhar como modelo e já em 1968 fez seu primeiro filme: “El Club de los Suicidas”. Trabalhou intensamente com cinema (dividiu a telona, por exemplo, com Peter O’Toole em “Foxtrot” e com Klaus Kinsky em “Aguirre a ira dos deuses”). Migrou-se para o mudo das novelas pela primeira vez em 1974, onde interpretou Isaura em “Un Extraño En Su Pueblo”. Daí não parou de dar a vida a grandes personagens (como Lucianal Duval, Augusta Curiel e Ramona Gonzaga) mostrando um grande jogo de cintura e um estilo eclético, não só na televisão como também no teatro. Hoje, aos setenta anos, Helena é considerada uma “Primera actriz”, possui seis prêmios TVy Novelas e está casada com Benjamín Fernández. Do seu casamento anterior (com Juan Ferrara) teve três filhos: Leo, Elena e Patricia – prometo melhorar essa biografia!

O Privilégio de Amar (1998)

Na primeira fase da trama, Luciana é uma garota pobre que trabalha como empregada na casa Ana Joaquina, uma mulher rigidamente católica e muito cruel. Luciana se envolve com João da Cruz, um seminarista (filho de Ana Joaquina) e acaba engravidando dele. João vai embora da cidade com o intuito de tornar-se padre sem saber que será pai. Sozinha e completamente desesperada, Luciana abandona sua filha em um lar adotivo comandado por freiras e também se muda da cidade. O tempo passa e Luciana se torna uma famosa e importante estilista. Casada e com dois filhos, Luciana Duval nunca esqueceu a filha que abandonou e vive atormentada tentando encontra-la. Enquanto isso, a órfã Cristina nutre o sonho de ser modelo e consegue um trabalho na Companhia Duval, sem saber que sua chefe é também a sua mãe. [ Criada por Delia Fiallo, a novela foi ao ar em 1998 substituindo “A Ursupadora”. Produzida por Carla Estrada e dirigida por Miguel Córcega. Dividiu-se em 155 capítulos ].

O privilégio de amarQuando revi a novela há pouco tempo atrás as cenas e os diálogos me pareceram datados. É claro, que agora, com uma perspectiva diferente, algumas coisas deixam de fazer sentido e simplesmente, perdem a sua magia. Na cena que eu assisti, a Cristina (Adela Noriega) pedia perdão a Deus por ter perdido a virgindade e o padre (Cesar Evora) lhe passava uma penitência e a repreendia fortemente pelo acontecido. Cristina chorava, desolada e culpada por ter se entregado “ao grande amor da sua vida, antes do casamento”. (É claro que naquela época todo o sentimentalismo que encharcava os diálogos faziam sentido, era uma sociedade diferente, de um país – que como sabemos – é muito conversador e católico. Mas hoje, a história parece um pouco pedante).

Apesar de tudo, ainda acredito que essa foi a melhor novela feita por Helena Rojo (e também a novela responsável por torna-la tão popular no Brasil). Seu personagem, Luciana Duval tinha uma característica sensacional que o diferia dos outros: Luciana não era um personagem maniqueísta, conseguíamos ter ódio e amá-la ao mesmo tempo e até certo momento da trama, não sabíamos se ela era má ou boa. O que eu consigo me lembrar dos velhos tempos, em que eu chegava da escola, nem tirava o uniforme e ia correndo pra sala é que eu tinha uma sentimento meio sádico em relação aos personagens – eu adorava quando eles se batiam, quando a Luciana se machucava e meio que sofria junto, vai entender? Eu também adorava imaginar a possibilidade de ver a Luciana e o Padre João da Cruz juntos, mesmo sabendo que ele tinha se entregado integralmente a Deus.blog-privi-02blog-privi-01Outro aspecto importante é que a trama trazia um elenco fortíssimo. Marga Lopez incrivelmente detestável (assim, como a Diana Bracho na primeira parte), Enrique Rocha (um amigo da onça), Maria Sorté, Nuria Bages, Andres Garcia – quero dizer, tinha muita gente foda e o melhor era que os plots secundários foram muito bem desenvolvidos e apesar do número enorme de personagens, cada um deve seu espaço respeitado. Só pra constar, essa novela tem um dos finais mais lindos que existem, amo a música e amo quando os atores descem a escada da mansão de mãos dadas e cumprimentam o público, como se fosse uma peça teatral.

Gente Bien (1997)

Gente BienGente Bien foi uma novela fantástica, repleta de erotismo, amor e traição, uma pena nunca que sido exibida no Brasil. Na história, Helena Rojo e César Evora apareciam mais uma vez como casal, mas não muito felizes. Os dois faziam parte da trama secundária, Helena interpretava Rebecca Balmori, uma mulher rica mas muito enferma – tinha problemas no coração. Seu marido, Jaime Dumas era um canalha mentiroso, ele tinha se apaixonado por Maria (a protagonista) e fazia de tudo para separá-la de Gerardo.

O interessante é que Rebecca sempre aparecia observando um aquário e só depois me dei conta do seu significado. Aos poucos Rebecca foi desconfiando de Jaime e tentou se separar dele (os dois tinham um filhinho muito fofo). Nos capítulos finais Rebecca sofre com uma crise na frente do esposo e ele se nega a lhe dar o remédio que salvaria sua vida. Rebecca morre, caindo sobre o aquário. (Aliás, a cena é fantástica, o personagem cai em câmera lenta enquanto cacos de vidro e agua despencam sobre seu corpo … a Lucy Orozco é muito foda mesmo). Jaime rapidamente se arrepende de não ter salvado Rebecca e reconhece que, na verdade, sempre a amou… mas aí já era tarde e ele então passa a ser atormentado pelo “fantasma” de Rebecca (falando assim parece trash, mas não é, foi muito bacana).

Retrato de Família (1995)

Retrato de FamíliaRetrato de Família foi uma novela pequena, com apenas 90 episódios. Lançada em 1995 e produzida por Lucy Orozco, a trama contava a história da família Mariscal Preciado, totalmente destroçada pela enorme rivalidade entre duas irmãs: Inere (Diana Bracho) e Cecília (Rojo). Cecília, na verdade, era uma mulher boa que se viu envolvida em uma teia de vinganças criadas por sua endiabrada irmã. Pra agravar a história, Cecília tinha uma filha (Elvira) que a odiava e a acusava de ter matado seu ex-marido, Augusto.  Como se não fosse possível piorar, Cecília se apaixona pelo último cara da terra que deveria: Esteban, namorado de Elvira.

A abertura dessa novela [que você pode conferir aí abaixo] é uma das mais legais que eu já vi, não sei se pela música ou apenas pelas pistas que deixavam sobre a trama.. Aliás, a trilha sonora era extremamente marcante, muito mesmo – me lembro de uma música até hoje. Em suma, quando se vê Diana Bracho e Helena Rojo juntas, não se pode esperar nada menos do que um show de interpretação e isso de fato se deu. Yolanda Andrade também estava muito boa, sua personagem era incrivelmente irritante e petulante, mas para o gosto da nação, teve o final que merecia: morreu.

Ao longo da história descobrimos que Irene sempre foi apaixonada por Augusto, daí nasceu a rivalidade em relação a irmã que ficou ainda mais violenta depois do seguinte fato: Irene era, na verdade, a mãe de Elvira e foi forçada pelos pais a deixá-la aos cuidados de Cecília, que não podia ter filhos, mas era casada e tinha uma situação financeira melhor. Aliás, quem era o pai de Elvira? Isso mesmo, Augusto! Finalmente Cecília consegue se casar com Estéban e ter um final feliz, enquanto Irene termina seus dias remoendo a morte da filha.

Las secretas intenciones (1993)

Helena RojoHelena RojoNão é uma das melhores novelas da Rojo, mas ela está incrivelmente linda e louca, por isso a menção. Mais uma vez, Helena Rojo integra uma novela produzida por Lucy Orozco, aqui como uma vilã chamada Antonieta Alcántara. A novela era bem romântica, mas trazia uma discussão bacana sobre loucura e sanidade. Transmitida em 1993 e com apenas 80 capítulos, a trama contava a historia de amor de Larissa Cardenal e Miguel Curiel.

Larissa era filha de Clara, uma mulher muito rica e maldosa que deixava seu desdém pela filha muito claro. Um dia Larissa tem um crise de nervos e é internada em uma clínica psiquiátrica. Miguel também foi internado na mesma clínica pois não conseguia ir bem na escola, nem se relacionar com os outros alunos. Na clínica, Larissa e Miguel se conhecem e se apaixonam.

Pois bem, onde entra a Helena? Antonieta era filha de uma enfermeira e vivia junto a mãe no hospital psiquiátrico. Lá ela conhece Carlos (pai de Larissa) e se apaixona perdidamente por ele. Os dois acabam tendo uma pequena relação, mas Carlos decide voltar para a família o que deixa Antonieta enfurecida e louca por vingança (alguém lembrou de Glenn Close aí? É, tipo isso). Daí Antonieta perseguia a família de Carlos e cometia horrores desmedidos, contra tudo e contra todos. A personagem teve um final FANSTÁSTICO: Vestida de noiva, ela tenta matar Carlos, mas não consegue. Abandonada e totalmente doida, se une a um bando de mendigos… sua fala final é: “Me voy a quedar sola”.

Ramona (2000)

Helena RojoGosto muitíssimo dessa novela por dois detalhes que podem parecer bobos, mas que fazem toda a diferença. Ramona foi uma novela de época, produzida por Lucy Orozco e Rosa Maria Martinez. A trama contava a história da família Moreno Gonzaga que participou das batalhas entre colonos (mexicanos) e imigrantes (americanos) durante o ano de 1847.

Guerra, morte e paixões proibidas foram cenário para essa pequena novela, de apenas 69 episódios. O primeiro detalhe que me agrada é que a novela trazia uma protagonista (interpretada por Kate del Castillo) forte e corajosa, que apesar dos clichês, resistia às obviedades das histórias românticas. O segundo é que a produção tinha um cuidado histórico e documental primoroso, tornando-se um registro romantizado da história do país.

Na trama Helena Rojo interpretava Ramona, mãe da protagonista que também se chamava Ramona. A “Donã Ramona” era uma mulher ultra conversadora que não admitia as aventuras amorosas da filha e fazia de tudo para que ela aceitasse um casamento arranjado. A carga dramática da personagem era muito forte. Ramona além de ser preconceituosa e violenta, carregava consigo um segredo que a atormentava há muitos anos, ela teve um caso extraconjugal e engravidou. A novela também é um retrato perfeito do papel secundário que as mulheres ocuparam ao longo da história, das proibições e dos preconceitos que sofriam.

15 opiniões sobre “sobre Helena Rojo e seus lindos cabelos ruivos…

  1. Oi Marília, obrigada pelo comentário.
    Não sei te dizer como consegui mandar uma carta pra ela, faz muito tempo e eu já não tenho mais o endereço. Sei que existe um site super bacana que é o “Foro Helena Rojo”, todo em espanhol, onde as meninas conversam com a Helena, ela sempre passa por lá e sempre responde as meninas, por email, por chat e até por facebook. Dê uma olhada, se não me engano a responsável pelo site se chama ” Xiana” (ou algo do tipo). Não deixe de tentar contactá-la porque ela responde sim. Bjos

  2. Nossa, estou aqui emocionada com seu artigo! Sou muito fã de Helena Rojo e adorei a delicadeza que você escreveu cada detalhe sobre sua pessoa e profissionalismo! Helena é um ser humano incrível que sempre nos marca com toda sua presença carinho, reconhecimento e dedicação! Cada ação e mensagem escrita para nós é mais uma emoção de saber que existe um ídolo que ama tanto seus fãs! Como profissional, simplesmente inarrável!!!! Cada estereótipo, uma profunda entrega, dedicação e amor nos envolvendo do início ao fim! Helena tem muitos trabalhos magníficos que amamos e amei você pontuando Gente Bien e concordo plenamente quando você enfatizou a inteligencia da relação do aquário com a personagem! Na cena de sua morte eu simplesmente sempre paro o vídeo para respirar de tanto que me emociono! Uma pena mesmo não ter passado no Brasil! Retrato de Família, nossa, Helena impostando toda sua doçura, força e generosidade em Cecília! Gostaria muito que tivesse passado aqui também! Luciana, uma personagem indiscutível de tão importante na vida de nós brasileiros que a partir desse momento tivemos a oportunidade de conhecer esse grande ser humano e profissional que é Helena Rojo! Muito obrigada pela honra de ler esse texto! Lindo!!!!

  3. Amanda, muito obrigada! A Helena Rojo é fantástica mesmo, não tem como não se apaixonar por ela. Comecei a escrever essa publicação e quando vi, queria falar praticamente sobre todas as novelas que eu assisti, fui pulando algumas porque o post ficaria muito grande. Gosto muito de Amor Real e “Abraça-me muito forte” também, nessa última, não sei se você lembra, a Helena interpretou gêmeas e era muito divertido vê-la duplicada na TV. E a Helena é um amor mesmo, outro dia vi um vídeo que foi postado no facebook onde ela mandava um beijo para alguns fãs (e sabia seus nomes de cor e salteado), muito fofo isso.

    1. Owwn, concordo com você!!! Abrazame Muy fuerte, ela simplesmente magnífica nos papéis de Damiana e Juliana ( Nomes originais das personagens) mostrando que arrebenta das mocinhas até as vilãs! Ela imposta uma verdade tão grande nas suas personagens que é impossível não nos envolvermos do início ao fim, não é mesmo? Como esquecermos Miriam de Mundo de Feras que mesmo sendo má, nos faz torcer por ela do início ao fim? Ramona, nossa mãe, que banho de interpretação de Helena! Augusta de Amor Real, fora os filmes com sua inenarrável atuação! Como não admiramos muito não é mesmo? Milagros, sua ultima personagem, nos paralisou do início ao fim! Ela sempre tão doce, tão humana e reconhecedora! Um ídolo sublime! Nunca fui tão bem tratada e protegida! Emocionantes demais! Você autoriza que mostremos essa matéria para ela se um dia for possível?

      1. Amanda, você acredita que não cheguei a acompanhar a Milagros? Nossa, parece que a novela foi tão boa (será que encontro online?).

        Seria um grande prazer, uma grande honra se a Helena Rojo visse a publicação, apesar que não acho que está a altura, ela merece muito mais… Mas, claro, se vocês quiserem mostrar, eu ficaria muitíssimo feliz.

        Estou pensando em fazer uma série de publicações sobre os filmes dela, o que acha? Beijos!

  4. Te parabenizo pelo excelente e impecável trabalho em seu blog, Helena Rojo é merecedora dessa homenagem, por ser uma pessoa, talentosa, linda por dentro e por fora, simples, humilde, generosa, afetuosa e repleta de carinho, trata a cada fã sua como uma verdadeira filha , nos chama em seu Club Internacional de Fans , de Mis ninãs e nós a chamamos de Mamalena, nossa mamá mexicana da qual gostamos e admiramos tanto. Ela tem que ver essa sua homenagem pois tenho certeza que amará , se alegrará sabendo que no Brasil a admiram tanto e se emocionará, pois é muito emotiva. Abraços Angélica de São Paulo

    1. Aii, que bom que você permite que mostremos a ela Thais! Lhe agradecemos desde já! Será uma forma de mostrarmos o quanto ela é querida aqui no Brasil! Com toda certeza ela amará! No site da Televisa, tem cenas dos capítulos da novela onde ela fez Milagros chamada El Color de la Pasión! Uma personagem que merecia ter tido muito mais destaque devido, a esse talento inenarrável de Helena que conhecemos e amamos, mas o pouco que lhe foi permitido apresentar sua carga dramática foi o suficiente para arrebatar nossos corações de encanto e mais admiração! Tenho certeza que você amará! Sobre fazer uma séria de publicações sobre os filmes dela, simplesmente ameiiiii!!!! Ela tem uma larga trajetória no cinema e seria bárbaro uma matéria falando sobre eles! Cada trabalho mais magnífico que o outro! Tenho fotos e prints de todos! Se você precisar de algum help, estarei a disposição! Obrigada pela atenção! Bjjs

    1. Oi marina, tudo bem? Fiz uma outra publicação sobre a Helena comentando sobre os seus 70 anos e postei a foto! Joga o nome dela na barra de pesquisas do blog que você encontra! Beijos!

      1. Oi entre em contato comigo pelo gmail.
        15bianca.garcia.bg@gmail.com
        Sou fã de Helena Rojo, sinto um grande amor por ela, é algo invencível! O caráter dela, a sua forma de ser há… Me impressiona grandemente. Seus trabalhos são todos magníficos. É uma mulher de grande respeito, única, e contém uma beleza indescritível, nunca haverá alguém com a beleza como a de Helena.
        Aplausos 👏.
        Bianca Garcia, Coroados – SP Brasil.

  5. sou fã da atriz helena rojo
    desde a novela o privilégio de amar
    a novela que mais gostei mexicana, e Helena é à atriz mais gosto e admiro
    assistir a primeira vez que passou no Brasil, e todas às vezes que repetiu
    e agora continuo assistindo no youtube . E sempre choro ao assistir o privilégio de amar!
    gostaria muito também de receber foto autografada, falar com ela através de vídeo !

  6. Como vc fizeste pra mandar uma carta a ela? Me maior desejo e conhecer ela pessoalmente. Admiro muito Helena Rojo . Muito linda 🥰

Deixe um comentário