Os eus e os mundos

Há muito tempo eu li que durante a vida nós somos e nos transformamos em pessoas diferentes. Essa ideia, de ter uma identidade, mas de ser ‘várias’ pessoas ao longo da vida me parece encantadora. Quando alguém se vê uma foto antiga e diz: “Essa sou eu”, ela não está correta. A pessoa que ela vê na figura possui uma carga sentimental diferente, um corpo diferente, uma visão de mundo diferente. Bonito isso, de ser várias pessoas em uma só.

No texto que eu li, ainda que não nessas palavras, dizia-se que é comum o fato das pessoas inventarem histórias sobre  o passado, é comum reproduzir discursos também. “Tá vendo essa foto? Sou eu. Eu amava esse vestido de bolinhas” É como se tivéssemos arrumado uma maneira para que o passado não contrarie o presente.

ImagemQuantas pessoas eu fui ao longo da vida? O que de mim permaneceu? No colégio, eu era aquela menina acanhada, que não enturmava muito, que não era a mais bonita nem tirava as melhores notas. Incrível, mas tenho memórias muito boas desse tempo. Memórias tristes também, é claro.  Mas eu lembro de falar alto, de arrumar briga, de dançar nas festas comemorativas, de escrever para o jornal do colégio. Que eu era mesmo?

Lembrei: era a chorona. Chorava por tudo, de raiva, de medo, emoção, dor. Ai, como aquele tombo de bicicleta doeu! Eu chorava tanto que me lembro da minha mãe dizendo: ‘A gente só chora quando machuca ou quando alguém morre” Duro ouvir isso.

Eu era a menina sem pai, a gordinha, a menina que gostava de ler e escrever. Pensando bem, não sou tão diferente do que eu era. Talvez o mundo tenha mudado. É! Talvez seja isso, somos pessoas diferentes em mundos diferentes.

Deixe uma Resposta

