Os 13 porquês

os 13 treze porques thirteen reasons why jay asher_thumb[3]Li esse livro no mês passado e desde então, venho me programando para escrever sobre ele aqui no La Amora. Que narrativa deliciosa!

‘Os 13 porquês’, escrito por Jay Asher, conta a história de Clay Jensen, um estudante adolescente que um dia, após o colégio, chega em casa e encontra na porta um pacote com seu nome, cheio de fitas cassetes. Nas fitas, a voz de Hannah Baker, uma menina que estudou com Clay e que cometeu suicídio. Em cada uma das gravações, Hannah enumera os motivos que a levaram a se matar e nomeia todos os envolvidos, entre eles: Clay. Mas o quê Clay pode ter feito, já que gostava de Hannah?

Asher cria uma narrativa dupla, intercalada entre as confissões de Hannah e os pensamentos de Clay. ‘Os 13 porquês’, que é seu primeiro livro, surgiu depois que Asher visitou um museu e lhe entregaram fones de ouvido. Enquanto o autor observava as obras, ouvia vozes dos artistas – alguns deles, já falecidos. O livro, que será transformado em filme e protagonizado por Selena Gomes, foi traduzido para mais de trinta países.

Não há dúvidas de que o gênero é juvenil, com temáticas próprias de adolescentes: escola, namoro, família, bullying. Mas há algo mais interessante, que o faz ser indicado a leitores de todas as idades: trata-se, acima de tudo, de questionamentos existenciais. Difícil não gostar do Clay, difícil não se sensibilizar por Hannah. Talvez esse seja o grande mérito do Asher, provocar a catarse.

Podcast #2)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s