mas é que… quando Juan Gabriel canta…

Juan GabrielNão sou uma pessoa romântica e nunca fui de escutar músicas sobre desilusões amorosas ou paixões proibidas. No entanto, conheci (há alguns anos) uma música do Juan Gabriel que mexeu comigo. Mexeu tanto que não consegui parar de escutar e mesmo depois de tempos, tenho ela no meu celular e sempre  coloco para ouvir no carro.

Eu sei que eu tenho falado muito sobre o México – ultimamente mais do que nunca, mas eu juro que não é tão proposital quanto possa parecer. É que um assunto vai se juntando a outro… Pois é, o Juan Gabriel é um cantor mexicano, famosíssimo lá e conhecido pelo gênero ranchero.

O gênero, na verdade, não é tanto do meu gosto, mas acontece que o Juan tem uma voz deliciosa e o mais importante: compõe letras lindíssimas, pérolas (de verdade, mesmo! é muito lindo o que ele canta)…

Ele sempre usa roupas super coloridas e brilhantes e, enfim… é considerado um dos maiores cantores da América Latina. Eu não sei se ele é considerado “brega” (acho que não), mas se fosse eu também não importaria porque o que ele canta toca lá no fundo.. Eu copiei uma parte das letras das minhas músicas favoritas:

[E eu sei que este post está estranho, mas o intuito era falar das letras das músicas dele, que são lindas, lindas!!!!]

Abrazame que el tiempo pasa
y el nunca perdona
ha hecho estragos en mi gente
como en mi persona
Abrazame que el tiempo es malo
y muy cruel amigo
abrazame que el tiempo es oro
si tu estas conmigo

 

Por que todo lo pasado
si no es bueno hay que olvidarlo
se muy bien que no es tan facil
pero que le va uno hacer
Imposible de estar siempre
dandole tanta importancia
ya veras que a la distancia
todo queda en el ayer”
 
“Todos con su amor
cada uno de ellos
muy sonrientes muy felices
menos yo
y la soledad
cada vez más triste
y más oscura yo viví
y a esa edad
todos preguntaban los motivos
yo solia siempre decir
yo no nací para amar
nadie nació para mí
tan solo fui
un loco soñador nomás
 
 
“Tu eres la tristeza de mis ojos
que lloran en silencio por tu adiós
me miro en el espejo y veo en mi rostro
el tiempo que he sufrido por tu adiós
obligo que te olvido en el pensamiento
pues, siempre estoy pensando en el ayer
prefiero estar dormida que despierta
de tanto que me duele que no estés”
2 thoughts on “mas é que… quando Juan Gabriel canta…

  1. Jessica diz:

    “Tu eres la tristeza de mis ojos” – isso me lembrou um trecho do meu livro preferido, “A caixa preta”. O narrador diz sobre sua ex-mulher:

    “Você é a tristeza da minha cabeça calva
    a melancolia das minhas longas unhas:
    você vai me ouvir no reboco das suas paredes
    no ranger noturno do seu assoalho” (Alterman)

    Eu, como gosto de uma coisa bem melodramática, adorei o cantor. Estou aqui ouvindo, hoje levantei mais cedo, não sei porque. Então tu não curte aquelas músicas que tocam nos filmes do Almodóvar? Sou apaixonada pela abertura de Mulheres a beira de um ataque de nervos. Soy infeliz, nananana… e pelo final também com Puro teatro. “Fue tu mejor actuación. Destrozar mi corazón” UAU. acho muito lindo, mesmo mesmo.

    Já ouviu essa? https://www.youtube.com/watch?v=Qg_L54DW69U Sou apaixonada. O povo latino-americano sabe fazer músicas dor de cotovelo como ninguém, só perde pros franceses.

    Sabe que agora que tu falou sobre esses cantores, lembrei como eu também gosto dessas coisas francesas bregas e dramáticas. Não Aznavour, porque ele é considerado um poeta e não brega. Mas gente como o Claude François (conhece?), que fazia música nos anos 70 e apresentava aqueles programas com aqueles cenários lindos.

    https://www.youtube.com/watch?v=LqIGip_fO9Y Minha preferida. Não me julgue, mas olha o nível de breguice! É engraçado, pois o Claude toca em algumas boates francesas, embora muitas pessoas o considerem “ringard” (brega)

    O post estranho? Não achei! Estranho é quem tem preconceitos babacas com boleros e essas músicas mais água com açúcar, dica.

  2. Pingback: La Amora

Deixe uma Resposta

