Ele está de volta

“Ele está de volta”, livro do escritor e jornalista alemão Timur Vermes, é a típica história que promete, mas não cumpre. Quando alguém lhe disser “Não julgue o livro pela capa” leve em consideração e não faça como eu, que o levei para casa com certo deslumbramento e acabei me decepcionando. Me decepcionei tanto que nem ia escrever uma resenha, até que encontrei alguns textos na internet dizendo que a narrativa é “hilária” e de “morrer de rir” – me senti enganada.

Ele está de volta

De fato, o argumento que norteia a narrativa é genial: Hitler acorda em 2011, como se nada tivesse lhe ocorrido. De repente, as pessoas começam a encará-lo como um comediante (já que, quem iria imitá-lo tão bem assim?) e logo depois, vira um sucesso estrondoso no YouTube, conquistando legiões de admiradores.

O fato de Hitler se adaptar tão rapidamente ao mundo real (usando celulares, computadores e não se assustando com automóveis tão avançados) me incomodou bastante. Além disso, acho que Timur Vermes pouco aproveita a potencialidade do personagens e não há clímax, não ação, não há surpresa! Apenas uma recorrência de discursos enfadonhos.

Ainda que decepcionante, o livro traz uma crítica ao mundo midiático, calcada na propagação de informações erradas, na ausência do cuidado com a apuração e também ao “star system”. Como jornalista, me identifiquei com alguns trechos…

Ele está de volta Timur

Deixe uma Resposta

