Síndrome de Policarpo Quaresma

As cerimônias de ontem, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, me ajudaram a chegar a uma conclusão: sofro da síndrome de Policarpo Quaresma. Enquanto as escolas desfilavam pelas ruas centrais e todos aqueles meninos e meninas levavam a bandeira nacional, eu estava escondida na sombra, no meio do povo, completamente emocionada. Para quem não sabe, Policarpo Quaresma (personagem do livro de Lima Barreto) era um sonhador, um ufanista, um fanático – amava tanto o Brasil e suas origens que queria que o idioma mudasse para tupiniquim. E, como já revela o título, teve um fim repleto de humilhações e fracasso. 7de setembroAinda não cheguei a tal loucura, mas tenho um carinho pelo país que me faz sentir no mínimo tola e “romântica. É um senso comunitário, uma ideia que persiste na minha cabeça de que apesar de tanta diversidade e problemas, somos um povo, irmãos, dividimos uma história, os mesmos antepassados. No mar de rostos interessados em ver o desfile, fiquei observando e me questionando sobre a concepção daquelas pessoas em relação a data. O que o 7 de setembro significa para elas? O quê elas entendem como o Dia da Independência do Brasil?

Com a multidão reunida, candidatos aproveitaram para sair pelas ruas distribuindo santinhos. Nada mais propício para época de eleições e eu, na minha terrível mania de desconfiança, olhava com uma expressão negativa. E, confesso, até com uma certa raiva do povo, que recebia os candidatos de braços abertos, abraçando, tratando como celebridade. No fim do dia, cada um vai para o seu barracão e o candidato, para sua mansão em condomínio fechado ou, como já é de costume, viaja para o exterior – afinal, quem não quer conhecer o mundo? Aliás, quem não quer o poder?

2014-09-07 10.48.30O desfile acaba e as barreiras que separavam o público das pessoas que se apresentavam são rapidamente desmontadas. O povo caminha no meio da rua, em uma mistura de cores e barulhos. E eu, também no meio da rua, no meio daquela multidão de pessoas, vou embora pensativa.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s