Enquanto se lembrarem de nós, existiremos

Acho que na última publicação, não fiz jus ao livro de Rosa Montero e deixei de mencionar inúmeras coisas que fazem dela uma das minhas escritoras favoritas. Mas também, não poderia e não deveria ficar aqui, resumindo tudo o que ela escreve, só posso fazer – mais uma vez, um convite para que a leiam.

Em um certo parágrafo, Montero levanta um questionamento sobre os escritores e acho que adequa-se não só a classe, mas a todos os seres humanos. Ela diz que muitos deles possuem o medo de serem esquecidos, de não deixarem um legado para a posteridade. E afirma, listando vários nomes de escritores que caíram na obscuridade da memória coletiva, que somos insignificantes diante do efeito da morte.

Você (e provavelmente todo mundo) já pensou no próprio enterro, em quantas pessoas estarão lá e o que irão falar sobre você. Mas já se perguntou o que acontecerá nos meses seguintes? Nos anos seguintes?

Existe um filme chamado “As confissões de Schmidt” onde o personagem principal, interpretado por Jack Nicholson, diz uma das coisas mais certeiras e lindas que já ouvi e que acho que adequa-se perfeitamente ao que Montero se refere: “pode ser daqui há vinte anos, ou daqui a um dia”. O fato é que seremos vivos até que se lembrem de nós. Pode ser através dos nossos filhos, dos nossos netos ou amigos. Enquanto somos lembrados estaremos vivos, depois desaparecemos do mundo. Quem irá comentar dos nossos feitos, das nossas manias? Só quem nos conhece ou, quem se lembra de nós.

- E eu não tenho nem uma foto dele... Ele existe apenas na minha memória.

– E eu não tenho nem uma foto dele… Ele existe apenas na minha memória.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s