Quando o amor acaba…

“De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma…”

tumblr_lgw5de9q141qe4s9xo1_500

Me pergunto sobre o fim do amor, sobre o fim da paixão. Do momento em que o toque já não provoca nenhum estímulo, ou que as palavras de carinho já não possuem mais sentido.  Daquela situação horrível, em que seu companheiro de muitos anos se torna um estranho. Porque amores existem e acabam. Não todos, é claro. Mas os que acabam me parecem tão tristes… É como uma violência silenciosa, que joga os sonhos, os planos e projetos pela janela. Aqueles projetos que você demorou a construir e gastou horas em cada detalhe.  E gastou a vida também (ou parte dela). Porque um relacionamento, seja amoroso ou não, depende de uma entrega e de uma dedicação linda e absurda, da qual eu confesso que não sei se seria capaz. É assim que eu imagino um casamento de quarenta anos, o compartilhar da mesma cama, a escolha do nome dos filhos, os momentos de aperto financeiro, a velhice. Amar é abrir mão do próprio espaço, é deixar de pensar em sí mesmo para pensar no outro. Não imagino castigo pior do que viver preso a quem não se ama – seja por escolha ou necessidade. Por isso, concordo plenamente quando dizem que a liberdade é o bem mais precioso do ser humano…

Nada é mais valioso do que poder ir quando não há mais nenhum motivo para ficar.

Anúncios

One thought on “Quando o amor acaba…

  1. BAH diz:

    Começar um texto sobre o fim do amor com um trecho do “Soneto da Separação” foi mesmo enriquecedor. “Nada é mais valioso do que poder ir quando não há mais nenhum motivo para ficar”. Está aí uma grande verdade cujo significado muitos esquecem! Ótimo texto!
    E aproveito para convidar-lhe a conhecer meu novo blog: https://oblogdabah.wordpress.com/
    Tem resenhas, críticas e outros textos de um jeito que você nunca viu 😉 Dá uma passadinha lá e, se gostar, siga aqui e nas redes sociais que farei o mesmo. Beijinhos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s