O Clube das Desquitadas

ClubedasDesquitadasSe eu fizesse uma lista com filmes a indicar para todas as minhas amigas, “O Clube das Desquitadas” estaria nela – na segunda posição. Antes só viria Thelma e Louise. Eu perdi as contas de quantas as vezes eu assisti esse filme e acho que não sei explicar a sensação boa que tenho quando o assisto. Tenho ele em dvd e é uma das minhas preciosidades. Existem muitos aspectos que me fazem gostar de “O Clube das Desquitadas” a começar por cinco das minhas atrizes favoritas: Goldie Hawn, Bette Midler, Diane Keaton, Stockard Channing e Maggie Smith.  – E sim, eu tenho muitas atrizes favoritas.

É incrível como elas possuem uma sintonia e como conseguem fazer histórias dramáticas parecerem tão engraçadas. Aliás, este é um mérito de quem concebeu a trama, fazer o público rir, mesmo diante de histórias tão tristes.  Hoje, estudando um pouco sobre a construção de arquétipos, vejo que esse filme tem tanto equilíbrio, exatamente por causa da boa construção dos personagens. Acho que no fundo, toda mulher (e talvez, todos os homens) possuem um pouco de cada uma das protagonistas.

Para quem nunca assistiu, acho que vale um breve resumo. Trata-se da história de stockard-channing-firstwivesclub-5quatro amigas que, na juventude, estudaram juntas. Anos depois, uma das amigas (a Cynthia) comete suicídio. No velório, Elise, Brenda e Annie se reencontram e descobrem que a vida de cada uma delas tomou rumos bem diferentes. No entanto, as quatro possuem algo em comum: foram traídas ou abandonadas por seus respectivos maridos.


oclubedasdesquitads

Não se trata de uma luta contra os homens, ainda que uma interpretação superficial nos faça entender isso. Acho que a história por trás de cada uma das personagens é muito mais complexa. A começar pela concepção errada (e muito difundida) de que ao amadurecer, a mulher perde o seu valor, seu potencial de sedução. Elise tem um problema muito evidente em relação à beleza. A quantidade de intervenções cirúrgicas demonstra (de uma forma muito ácida e engraçada) sua insegurança. Mas, afinal… qual é a mulher que não se preocupa em estar bela?  O fato é que somos ensinadas e sofremos uma certa pressão por estar belas. Não só as mulheres, os homens também! – Aliás, sobre a Elise, vocês sabiam que quem iria interpretá-la era a Jessica Lange? Mas, ela desistiu na última hora.

the first wiveA Annie por outro lado é aquele tipo de mulher que foi ensinada a se comportar. A não gritar fora de hora, a se desculpar todo o tempo. O mundo pode estar desmoronando, mas você precisa manter a pose. É mais fácil achar e dizer que está feliz, viver a aparência, do que reconhecer o fracasso. Não sou muito chegada nessa personagem porque acho ela um pouquinho histérica…

A Bette Midler, ah! Bette Midler… De verdade, eu amo essa mulher, as caras e Brendabocas que ela faz… e adoro a Brenda – me identifico, rsss. Vejo um crítica à concepção que encara as donas de casa de uma maneira pejorativa. Uma das amigas se tornou atriz em Hollywood e nem por isso, teve uma vida menos merda do que a da Brenda. A Brenda é o centro das piadas, é a gordinha, e “gordo sofre”. Praticamente todas as piadas envolvem o peso dela e, em certo ponto,ela passa a fazer piadas com o próprio peso – mas, com um tom bem sarcástico e delicioso.

And don’t tell me what to do
And don’t tell me what to say

Por fim, depois de tanto falar… acho que a mensagem final, transmitida por “You Don’t Own me“, música imortalizada na voz da Lesley Gore, diz muito e diz o necessário.  Não existe nada mais importante que a liberdade, e mulheres (e homens), se valorizem! 


giphy

giphy (1)

3 thoughts on “O Clube das Desquitadas

  1. Martha Ivers diz:

    Eu não sei como isso aconteceu, mas hoje sonhei contigo e a Anna. Agora estou lendo esse teu post e nada me parece por acaso, ainda mais sendo O clube das desquitadas um dos meus filmes favoritos também.

    Minha personagem favorita é de longe a Bette Midler, mas como tu disse (e eu concordo), é difícil não se identificar um pouquinho que cada pedacinho das três personagens principais. Fiz um post para o Cine Espresso no dia internacional da mulher sobre esse filme, talvez porque algumas questões me incomodaram em relação à maneira como algumas coisas aparecem no filme. Não lembro se cheguei a te contar, mas existe o livro homônimo e recentemente tive a oportunidade de lê-lo em francês. Apenas uau! Me parece bastante evidente como a história original de The first wives club, em alguns aspectos, não era comercial para Hollywood. Por isso eles retiraram a discussão sobre ter um filho com Síndrome De Down (a Annie tem uma filha com Down no livro) e no lugar colocaram a moça sendo lésbica. Gosto muito do filme exatamente porque ele difere muito do livro, porque traz um lado divertido e diálogos que superam de longe os do livro. Obrigado, roteiristas, por ter mudado tanto a história!

    PS: A cena em que a Diane surta antes de elas entrarem naquele andaime me resume muito como pessoa.

  2. paulo alves diz:

    O filme é sensacional! Destaque para a atuação espetacular das três atrizes principais! Goldie Hawn está lindíssima aos cinquenta anos! É muito triste vermos nossos ídolos envelhecerem e vivi em termos de cinema um tempo maravilhoso com as três! Atrizes icônicas e de um tempo em que o cinema tinha filmes de verdade! Não estas porcarias de super heróis! O Clube das desquitadas é hilário e humano ao mesmo tempo; pois, para mim arte é isso! Nota mil para o filme! E o talento destas três mulheres, sem comentários! Fizeram história no cinema!

Deixe uma Resposta

