O mundo

Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.
— O mundo é isso — revelou — Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.

fogueira - mundo

3 thoughts on “O mundo

  1. gustavoesaude diz:

    Tem um texto bíblico-apocalíptico que eu acho forte mas que eu gosto muito. Ele diz que Deus acha deplorável quem não é frio nem quente mas é morno. Pior do que beber uma água muito fria ou muito quente é tomar um copo de água morna porque dá ânsia. Esse é o fogo bobo, e como diz o filósofo Mario Sérgio Cortella, não fede nem cheira. Nesse vídeo abaixo ele fala com mais detalhes sobre isso e de uma forma inteligente e engraçada.

    • Thais dos Reis diz:

      Gustavo, parece que você leu o meu pensamento, como se estivesse aqui em casa neste minuto. Eu estava comentando sobre essa palestra com a minha mãe hoje cedo e acabamos de assistí-la! Que incrível…

  2. gustavoesaude diz:

    Que incrível Thais. Eu gosto muito desse vídeo do Cortella. Acho que já assisti umas sete vezes por aí e pensei logo nele quando você postou esse texto. Todos os vídeos e livros dele são muito interessantes.

Deixe uma Resposta

