Medo do Escuro

medo do escuro

Sou daquelas espectadoras resistentes, que assiste o filme duas ou três vezes quando não consegue entender a mensagem. Com “Afraid of the dark” foi assim, revi na semana passada, mas confesso que continuo cheia de dúvidas. É um filme interessante, com muito suspense e com uma narrativa dupla… o que me deixou meio confusa. Pra falar a verdade, meu raciocínio é meio lento. O filme, produzido em 1991 e dirigido por Mark Peploe, conta a história de Lucas, um garotinho com sérios problemas visuais que tem um perceptível medo de ficar cego. Um dia ele acaba sendo testemunha ocular de um assassinato, um homem mata brutalmente sua vizinha (que por coincidência, é cega). Traumatizado, o menino passa a ter fantasias assustadoras.

065-fanny-ardant-theredlist

Lucas é um garotinho meio estranho, que fala pouco e observa muito. No início da trama, ele acompanha a sua mãe, Miriam (interpretada pela Fanny Ardant) a uma casa de convívio para pessoas cegas. Miriam não enxerga e é impossível não perceber o incômodo e a curiosidade do seu filho em relação a ela. Tudo o que Miriam faz (desde tomar café, tricotar) é observado por Lucas a distância. Ele também mantém um relacionamento muito próximo com Rose (Clare Holman), uma linda jovem que também não enxerga e que tem o sonho de ser modelo fotográfica. Os pesadelos de Lucas vão aumentando quando ele perde seu cachorro e sua obsessão pela cegueira (ou, pelo medo a ela) aumentam quando ele descobre que sua mãe está grávida.

AFRAID OF THE DARK, Fanny Ardant, James Fox, 1991

Em um segundo momento, e foi exatamente nesse que fiquei com algumas dúvidas, vemos que todas as pessoas que conviviam com Miriam na casa enxergam. Aliás, a própria Miriam (e também a Rose) enxergam perfeitamente. O que me parece é que os primeiros 40 minutos do filme, foram apenas uma fantasia da cabeça do garoto. Me chamou atenção o estranhamento de Lucas em relação aos pais, principalmente quanto ao aparente descuido da mãe e da sensação de medo em relação ao pai…

“Medo de escuro” é até um filme interessante, consegue manter o suspense e a dinâmica… Teve um certo momento em que eu mergulhei na loucura do garoto e pensei que ele iria atacar a irmanzinha…

Para não perder a deixa, um print da Fanny gravida! (P.S. Um ano antes ela de fato estava grávida, da sua última filha, Baladine). 

fanny ardant grávida

Advertisements

One thought on “Medo do Escuro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s