Vamos falar sobre Jamie…

swjamie-lee-curtis-scream-queen2

E aí, vocês viram “Scream Queens”? Confesso que fiquei com um pé atrás quando a ideia da série surgiu, mas quando vi que a Jamie Lee Curtis estava no elenco deixei todos os preconceitos de lado. Acho que é porque eu tenho uma preguicinha da Emma Roberts…

Bom, ontem assisti ao primeiro episódio da série e pra falar a verdade, me pareceu beeeem bobinha, mas deu pra dar umas boas risadas. Ryan Murphy não perde o estilo.Tava lendo alguns comentários no Twitter e cês acreditam que tem gente que nem conhecia a Jamie? Como assim!!!!? Eu já cheguei escrever sobre dois filmes dela aqui (clique, se você quiser ler), e nesse revival que tô fazendo da atriz, vou me aventurar a escrever (rapidinho, eu juro!) sobre mais alguns:

538cd92cb10ae

True Lies: 13 grandes atrizes disputaram o papel de Helen, a esposa do protagonista (interpretado por Arnold Schwarzenegger), mas foi Jamie Lee Curtis que levou a melhor e ficou imortalizada na nossa memória na cena de strip tease em que ela exibe aquele corpo maravilhoso. O filme, produzido em 1994 e dirigido por James Cameron (sim, o mesmo diretor de Titanic!) é uma regravação do longa francês “La Totale!” Conta a história de um agente de governo que luta para combater o terrorismo nos EUA. O problema é que a mulher dele não faz a mínima ideia de sua profissão e está cansada da mesmice Ele acha que a esposa está o traindo e resolve dar um “susto” nela, só que a brincadeira passa dos limites e toma proporções mais sérias.

É uma trama deliciosa, impossível não rir e mergulhar na aventura dos dois. O filme foi uma grande produção, pra você ter uma ideia, foi o primeiro a exceder $100 milhões de investimento. O retorno também foi grandioso, antes mesmo de ser lançado em VHS já tinha arrecadado $146 milhões.

Jamie Lee Curtis ficou tão animada com o personagem que se negou a usar dublês, naquela cena em que Helen sobrevoa o oceano fora do helicóptero, era a Jamie mesmo…aliás, as roupas que a personagem usou foram todas tiradas de seu guarda-roupa pessoal. O engraçado é que antes de Jamie, Jodie Foster chegou a assinar um contrato para viver a personagem… só que ela voltou atrás e escolheu protagonizar o filme “Nell”. *As atrizes que disputaram o papel de Helen foram: Rosanna Arquette, Annette Bening, Geena Davis, Madonna, Sharon Stone, Lea Thompson, Debra Winger, Kim Basinger, Joan Cusack, Melanie Griffith, Jennifer Jason Leigh, Michelle Pfeiffer e Emma Thompson

Um Peixechamado Wanda

Um peixe chamado Wanda: Clássico, comédia cult da década de 1980, ganhador de Oscar, BAFTA, Golden Globe, etc…O filme conta a história de quatro pessoas que se unem para roubar uma joalheria. Depois do roubo, eles se separam e Georges (meio que o “chefe” do grupo), esconde as jóias. Otto (interpretado por Kevin Kline, que está divertidíssimo) e a amante dele, Wanda (Jamie), piram, afinal… querem a sua parte! Wanda se aproxima do advogado de Georges e finge estar apaixonada por ele, tudo para conseguir a informação do paradeiro dos diamantes.  

O filme foi um estouro, e ainda hoje é muito gostoso de assistir. Mistura comédia, aventura, e romance…Assim como True Lies, Um peixe chamado Wanda é cheio de histórias… dizem que um senhor dinamarquês, que assistia o filme no cinema, riu tanto que teve um ataque cardíaco.  Os momentos mais relembrados são em que Otto fala italiano para Wanda, tentando seduzí-la… Kevin Kline não falava italiano, então ele deu uma improvisada de tirar o sério!

Jamie Lee Virus

Virus: Véi, sabe aquele tipo de filme que te causa calafrios? No meu caso, esse é um deles. Eu sou alucinada por “Virus”, mas toda vez que assisto (mesmo sabendo o final) fico impressionada… sempre levo uns sustinhos. O filme levanta críticas bem contraditórias, tem quem goste e tem que ache tosco…

Produzido em 1999, ele conta a história de uma tripulação americana que perde a sua carga devido a uma enorme tempestade. Eles se deparam com um navio russo que aparentemente foi abandonado e decidem usá-lo. O caso é que o capitão percebe que se trata de um navio muito valioso que pode gerar milhões… Jamie interpreta Kit, uma das tripulantes. Diferente do resto da equipe, ela desconfia que algo vai dar muito errado. Bom,e ela está certa. Ao longo da viagem eles percebem que o navio meio que tem “vida própria” e deseja eliminar um por um…

5ccc4745e6cb4b445a669192509ad38e

Meu primeiro amor (1 e 2): Quem nunca viu esse filme? Ou vive no mundo da lua, ou talvez,  tem menos de 20 anos…?! Sei lá. O fato é que muitas pessoas nem se recordam que a Jamie participa dele. Ela é a Shelly, a nova esposa do pai da Vada, lembram? Acho que ela tá diferente porque a gente meio que acostumou a vê-la com os cabelos grandes. “Meu primeiro amor” é o retrato da doçura e da inocência do amor entre crianças. Nostalgia pura, com um gostinho de melancolia. Acho que o segundo não é tão bom (ou marcante) quanto o primeiro. Fala a verdade, quem aí também chorou com a morte do Macaulay Culkin?

h20

Halloween H20: Eu não poderia fazer um post sobre a Jamie Lee Curtis sem citar Halloween. Bom, vocês já devem saber que é por essa história que ela recebeu o título de “rainha do grito”. Existem várias sequências (se não me engano são mais de dez) que abordam a história de Michael Myers.

É até engraçado pensar que o primeiro filme, de 1978, foi uma produção de baixíssimo orçamento, pra você ter uma ideia, a máscara escolhida para ser a utilizada por Myers foi a mais barata encontrada numa loja próxima ao local de filmagens e o atores precisavam usar suas próprias roupas.

Das versões que a Jamie participa eu já assisti todas e a minha preferida continua sendo a de 1998. Tudo bem, é mais fraca do que os outros, meio adolescente… mas é um filme que me traz ótimas recordações porque locávamos (eu e minha mãe) todos os anos e o assistíamos no dia das bruxas. Aliás, acho impagável a participação da Janet Leigh, mãe da Jamie…. e para quem não sabe, a mesma atriz que fez o clássico Psicose.

tumblr_m5mx7gg6yD1r6rx1jo6_500

Paixão Assassina: Putz, que filme sombrio e pesado! Jamie interpreta Jude, uma mulher que depois de abandonar o marido e seus três filhos pequenos, resolve voltar para reconquistá-los. O problema é que quando volta, percebe que o marido refez a vida e está prestes a se casar novamente. Jamie está linda e extremamente sensual, me foi estranho vê-la interpretando esse tipo de personagem porque eu já estou acostumada com seu perfil mais cômico.

O filme é bem punk, Jude tem uma clara relação incestuosa com um de seus filhos e existe um conflito enorme entre ela e sua mãe, interpretada pela maravilhosa diva Vanessa Redgrave.O filme, de 1994, não é lá tão surpreendente porque está cheio de clichês, mas não tem como ignorar a força de certas cenas…. como aquela em que Jude está com a sua mãe no hospital (spoiler!)  →  e sua mãe revela que Jude sofreu abusos sexuais do pai e que sabe que ela comete esses mesmos abusos com o filho. 

One thought on “Vamos falar sobre Jamie…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s