Energia Pura

Energia Pura

Energia Pura” é uma dos filmes mais lindos que assisti na minha adolescência, uma fase de muitos questionamentos e muitas incertezas. Não me esqueço de tê-lo assistido na escola, na minha época o “bullying” ainda não tinha uma denominação, mas era evidente o tratamento agressivo de alguns alunos para com os outros. Aliás, tá aí um ótimo filme para professores passarem para seus alunos, é uma lição de como se comportar diante do diferente.  Sabe aqueles filmes que faz chorar até e que te fazer questionar sobre os seus valores? Então, é bem isso….

3

O filme, produzido em 1995 e dirigido por Victor Salva, conta a história de Jeremu Reed (interpretado por Sean Patrick Flanery), um adolescente muito diferente dos outros. Até então ele nunca tinha saído de casa, foi mantido no sótão pelo avô.

Ele só teve contato com o mundo exterior depois que o xerife local o encontra escondido (isso porque seu avó havia falecido e a polícia investigava a morte). Jeremy, apelidado de Poweder, tinha noção do mundo através dos livros e tinha uma aparência inquietante: muito branco e com poucos pelos. Ele é levado para um tipo de orfanato / escola, mas começa a ser hostilizado pelos alunos. O fato é que os professores percebem que além de ter um QI (muito) mais alto do que o normal, ele tem uma “energia” que pode mudar a vida de todos.

4

É um filme emocionante, que nos faz pensar sobre os mistérios da vida e na importância de sentir compaixão. Nunca me esqueço do significado de compaixão: “colocar-se no lugar do outro”. O filme, mesmo com essa pegada surreal, mostra que não temos a resposta para tudo e que podemos aprender muito com a história de vida de cada pessoa.

Existe uma cena que é de tirar do sério, de uma sensibilidade sem tamanho: O professor leva os alguns alunos escondidos para caçar veados. Jeremy não gosta de ideia, tem dó dos animais e insiste que aquilo era pura crueldade. O professor então atira e acerta um veado, e Jeremy… em fúria, toca o animal e o professor ao mesmo tempo. O professor, em choque, cai em prantos…. Jeremy o fez sentir o medo, a dor que o veado sentia naquele momento.

4 thoughts on “Energia Pura

  1. Vera diz:

    Vi esse filme na escola e fiquei O.O
    Não sabia nada sobre o assunto e era bem novinha, fiquei super em choque, mas achei lindo.
    Adorei tê-lo visto aqui! 🙂
    Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s