Anotações sobre um escândalo

Notas SOBRE UM escandalo

Sheba é uma professora de artes na casa dos quarenta anos que se envolve amorosamente com um de seus alunos. Ela é observada e analisada por sua amiga Bárbara, uma professora de história solitária e amargurada, que nutre uma paixão obsessiva e sempre a descreve em seu diário. O livro, escrito por Zoe Heller, foi transformado em filme em 2006, protagonizado por Judi Dench e Cate Blanchett (para ler sobre o filme, clique aqui).

CouroLi o livro em poucos dias, devorando cada página sem fazer pausa. A verdade é que a narrativa é muito simples, isso facilitou muito. Como sou apaixonada pelo filme, fiquei um pouco contaminada. Sou daquelas que gosta de criar a imagem do personagem na cabeça…mas, nesse caso, não consegui substituí-las por Judi e Cate Blanchett.

Bárbara é um personagem complexo (mais do que Sheba), é daquele tipo de pessoas que a gente ama odiar. Ela é solitária e possui uma baixa autoestima, ao mesmo tempo é vingativa, prepotente e extremamente maliciosa. Ela julga Sheba desde o momento em que ela é apresentada como nova professora na escola. Na cabeça de Bárbara, Sheba é inferior e precisa de ajuda. Para ser mais específica, da ajuda da própria Bárbara. Ao mesmo tempo, é uma senhora que implora por afeto, é uma mulher mergulhada em uma solidão tão proofunda e dolorida que deixou de ser notada pelos outros. Isso muda com a chegada de Sheba, porque Sheba a nota.

Sheba, por outro lado, é vítima da sua própria beleza e encanto. É uma mulher linda e inteligente que desperta o interesse (muitas vezes malicioso) dos outros. Ela possui o espírito de uma jovem adolescente,é uma mulher que não quis envelhecer. Ou que apenas, não se deu conta de que o tempo passou. Sua família disfuncional (um marido muito mais velho, uma filha problemática e um filho com síndrome de down) agrava ainda mais a situação. É como se Sheba não pertencesse àquele lar… E é nos braços do jovem aluno em que ela encontra refúgio. Claro que esse é um dos seus grandes atos falhos. O outro é acreditar em Bárbara.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s