As adelitas

Oi gente!! Como vão as coisas?
Então man… tô fazendo um trabalho acadêmico sobre o papel das mulheres na Revolução Mexicana. Achei muito interessante essa parte do trabalho e adoraria compartilhar com vocês.

adela-perez-velarde

Uma das imagens representativas da história mexicana é a da mulher com um enorme chapéu, com rifle na mão e com balas presas ao peito. “Adelitas” foi o nome dado àquelas que lutaram e morreram junto aos homens em campos de batalha, as mesmas que acompanharam seus esposos, que faziam a comida, atuavam como enfermeiras, conselheiras e mães.

O nome é uma referência à Adela Velarde Peláez, enfermeira e soldado da Cidade de Juárez, que atendeu os homens feridos do exército de Pancho Villa entre os quais se encontrava Antonio del Rio Armenta, que em sua homenagem compôs a canção: “si Adelita se fuera con otro, la seguiría por tierra y por mar, si es por mar en un buque de guerra, si es por tierra en un tren militar”. Adela esteve presente em vários combates como o de Torreón e o de Parral, em 1914 passou a atuar na División del Norte e no Exército do Noroeste. Por sua atenção aos feridos e destreza no trabalho, foi reconhecida como veterana de guerra.

Mujeres-Revolución-Mexicana

Elas não só mantinham a infraestrutura do movimento, como também atuavam como ativistas. Um exemplo forte de ativismo foi a criação da organização que lutava pelo direito trabalhistas de funcionárias de uma fábrica em Anáhuac.  “Las Hijas de Anáhuac”, chefiada pelas irmãs Maria del Carmen e Catalina Frías se simpatizava com o Partido Liberal Mexicano.

Outro exemplo interessante é o do “Club Femenino Lealtad”, fundando em 1913 logo após o golpe de estado de Victoriano Huerta. Liderado por María Arias Bernal, Inés Malvaez e Eulalia Guzman, o clube promovia encontros semanais para ajudar a circular informações políticas censuradas pelos jornais.

5 thoughts on “As adelitas

  1. Lari Reis diz:

    Me surpreendi com esse post, Tha! Quando comecei a leitura, achei que poderia ser um pouco arrastada para quem desconhece a história (meu caso), mas você sabe escrever de forma leve, simples e objetiva! Como sempre, me deixa na vontade de aprender mais sobre as personagens que você apresenta, sua relevância.

    Uma coisa que eu gosto muito aqui é que você é sutil. Já falei antes sobre valorizar o fato de você sempre falar de mulheres fortes, mostrando suas lutas e conquistas. Em meio ao caos que estamos vivendo com o feminismo, gosto muito de como você nos traz exemplos e inspirações, indo para além dos discursos de reconhecimento e valorização das mulheres. Não sei bem se tudo isso é pensado, se foi acontecendo por acaso… E quando eu digo caos, não estou tentando desvalorizar a importância do movimento e sim ressaltando que, hoje, muitas mulheres envolvidas seguem presas às polêmicas sem conseguir apresentar nada novo que possa gerar uma reflexão mais positiva.

    • Thais dos Reis diz:

      Obrigada pelo comentário Lari, eu sempre curto muito quando você aparece por aqui. Acho que essa coisa de escrever sobre mulheres é meio involuntária, é um assunto que me interessa… gosto de pesquisar sobre elas, daí vou escrevendo. Mas, não tinha parado para pensar, o que é meio doido isso… E sobre o movimento, como falamos antes, concordo taaanto com você, tá tudo muito confuso e pra falar a verdade, eu tô bem por fora…

      • Lari Reis diz:

        Eu também estou bem por fora. Teve um episódio recente que atraiu minha atenção e nossa, que cansaço… Certos posicionamentos fizeram o movimento virar alvo fácil, prejudicando até quando a questão é mais séria e merecia um destaque mais positivo. Enfim… Continue o que você está fazendo, mesmo não intencionalmente! Alguém mais deve estar captando uma mensagem subliminar, mesmo que também não perceba🙂

Deixe uma Resposta

