Lisboa, 1999

3aec9-resizer2

Lisboa é um filme impactante, um road movie com muito suspense, sensualidade e com pitadas de violência. Bertha é um papel diferente dos que estamos acostumados a ver Carmen Maura interpretar, ela que ficou marcada por personagens loucos e cômicos. Ao seu lado, Sergio Lupi interpreta João, um homem simpático e honesto que se mete em uma enorme enrascada por oferecer uma simples carona. O fato é que Bertha esconde um segredo e para se livrar dele,  precisa chegar em Lisboa antes de ser encontrada por sua família.

Carmen está desesperadamente séria, é um personagem muito intenso… e triste. Assim como a narrativa, pesada. O fato de ser um road movie e dos personagens estarem em constante movimento aumenta a sensação de angústia, ela em especial… corre, corre e nunca consegue chegar onde quer, porque não a deixam. O filme, dirigido por Antônio Hernandez, também é estrelado por Federico Luppi… ow, que homem intenso

Bom, como sei que o filme é bem difícil de achar, escrevi esse texto (e tirei uns prints!) para quem tiver interesse em saber sobre a história de uma maneira mais… “profunda”, digamos:

O filme é angustiante, muito! Na narrativa, Bertha é uma mulher madura que encontra João em um posto de estrada e pede que ele lhe dê carona e a leve para Lisboa. Ele aceita, contanto que ela não o obrigue a mudar sua rota. Há muito tempo andando e sem comer, Bertha sofre um desmaio… é então que João, sem saber o que fazer, encontra em sua bolsa uma agenda (com o telefone da família de Bertha) – ele também vê uma arma e joias.

O que João não sabe é que ligar para a família de Bertha é atrair o inimigo, afinal é deles que ela está fugindo. O problema é que ela, em sua insegurança, não conta o motivo de sua fuga… é o que vamos descobrindo com o desenrolar do filme. Quando alcançados, a família (especificamente o pai, a filha e o filho de Bertha) insistem para que ela volte para casa. Bertha sofre uma chantagem especialmente da filha, que sabe que ela possui um amante (sócio de seu pai) e que Bertha está fugindo para encontra-lo.

Na realidade Bertha foge de seu marido, um homem violento que está envolvido em enormes falcatruas. Ela não foge para encontrar seu amante, que já está morto…assassinado pelo marido de Bertha. Sua grande decepção é descobrir que seu amante é tão crápula quanto seu marido e ele não só dormia com Bertha como também com a filha dela, tudo isso em troca de uma enorme quantia de dinheiro. A tensão do filme só aumenta, até que o marido de Bertha a encontra e despeja nela e em Jorão, toda a sua fúria!

3 thoughts on “Lisboa, 1999

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s