A fenda do tempo

downloadPensei que este livro fosse uma narrativa de comédias para adultos, até começar a ler e ver que se tratava de um livro infanto juvenil. Poderia tê-lo abandonado, mas não consegui. Comecei a lê-lo hoje pela manhã e acabei de acabar a última das 202 páginas. Uma história muito gostosa, contata de um jeitinho que encanta. O livro foi escrito por Dinísio Jacob, escritor paulista, nascido em 1951. Ele trabalhou como roteirista para “O Castelo Rá-Tim-Bum”, “Glub-Glub”, “Cocoricó” e a “TV Cruj” (assisti todos quando criança). Terminei este livro pensando que daria um ótimo filme e que espero lembrar dessa história pra contar para os meus filhos.

O livro conta com dois personagens principais, a chinezinha Yeng-Cheng (uma espécie de secretária/doméstica que adorava varrer) e o Bildamaster, um linguista  (que falava com fluência dezenas de línguas). Os dois vivem em um casarão em São Paulo, um antigo instituto de pesquisas que está ameaçado por empreendedores que querem fazer do local um grande estacionamento (olha! me lembrei do castelo agora!!).  Antigamente o casarão era de propriedade de Dona Leocádia Laura, uma das únicas mulheres baronesas de café da época (poderosa!), um quadro com seu rosto fica exposto na parede principal da casa.

Bom, acontece que um dia um enorme buraco surge no quintal. O buraco é tão grande que seria possível passar um elefante, um rinoceronte (e ainda sobrar espaço). Do buraco surgem barulhos estranhos parecidas com vozes bem distantes e cavalos… Bildamaster, curioso que só, entra no buraco e vai parar na Inglaterra da Idade Média. Por outro lado, Dona Leocádia volta do passado e se depara com um mundo completamente novo.

Delícia de livro gente, eu amei a Dona Leocádia (que saiu de 1925) passeando pela Avenida Paulista e se surpreendendo com os carros, com a ausência dos casarões de seus amigos e com o metrô. Um livro inteligente e ao mesmo tempo, simples e cheio de aventuras para  encantar crianças inteligentes.

One thought on “A fenda do tempo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s