Montserrat Caballé (não consigo parar de ouvir!)

85062345

A minha cabeça entrou em parafuso desde que a ouvi essa mulher cantar. De ontem para hoje, de repente, não consigo para de assistir os vídeos dela no Youtube ou de procurar por sua biografia. Eu já a conhecia há muito tempo, por causa da música “How can I go on”, cantada por ela e pelo Freddie Mercury, mas nunca parei para repará-la. Lembro que eu amava dirigir pelas estradas de Nova Lima com essa música no volume mais alto, enquanto eu fingia ser a Montserrat e o seu amigo, Leo, fingia ser o Freddie Mercury.

Enfim… ontem fiquei alucinada pela capacidade vocal dessa mulher, pelos seus movimentos no palco e fiquei reparando até na forma em que ela mexia a língua em determinado momento da canção, resumindo: pirei. Fiquei encanta por sua força, por sua beleza e por sua segurança. Infelizmente encontrei poucos textos sobre ela, mas li algumas coisas que valem ser compartilhadas. 

montserratcaballe_0

Montserrat nasceu em abril de 1933, é considerada uma das mais famosas cantoras líricas de todos os tempos.  Originou-se de uma humilde família espanhola. Aos onze anos entrou para o “Conservatori Superior de Música del Liceu”, em Barcelona;  lá iniciou seus estudos em canto. Formou-se em 1954 sendo eleita uma das melhores alunas. O início de sua carreira foi modesto, mas ela já chamava atenção por escolher repertórios pouco frequentes para cantoras espanholas, como Mozart e Strauss. Em 1965 sua vida deu uma guinada, parece até coisa de filme, mas ela estava no Carnegie Hall quando teve que substituir Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia, de Donizetti. Horne sentia-se mal, então… Montserrat assumiu o seu lugar naquele dia. Sua atuação lhe rendeu 25 minutos de aplausos ao término de uma representação e um dos mais importantes críticos nova-iorquinos titulou lhe deu o apelido “Caballé” (Callas  + Tebaldi).

“A partir desse momento, Caballé ficou conhecida como uma das grandes divas da ópera mundial e a fama lhe gerou vários anos de teatros lotados para assistir às suas apresentações. Hoje tem em discos uma variedade enorme em estilo e repertório que estão em mais de 130 gravações”

*Além de suas línguas maternas (catalão e castelhano), ela também fala alemão, francês, inglês, português e italiano perfeitamente.

*Durante o século XX, somente um pequeno número de cantoras foi capaz de desempenhar o papel de Norma (de  Vincenzo Bellini) com sucesso: Rosa Ponselle, no início da década dos anos 1920, depois Joan Sutherland, a partir da década de 1960, Montserrat Caballé e Maria Callas.

*Recentemente (no ano passado) ela foi condenada a meio ano de prisão por fraude fiscal. De acordo com a matéria publicada em O Globo: “Segundo a acusação da promotoria de Barcelona, Montserrat “solicitou que diversos shows realizados no exterior, em 2010, fossem pagos a uma empresa em Andorra, como se tivesse residência nesta país, quando, na verdade, vivia em Barcelona”. No último mês de maio, a soprano já tinha devolvido, na íntegra, o valor reclamado pelo fisco. Segundo o portal espanhol “El País”, fontes próximas a cantora relatam que, por conta da idade avantajada, o estado de saúde de Montserrat não é bom. Ela praticamente não sai de casa e o problema judicial teria abalado ainda mais sua condição. Em 2012, ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) durante uma visita a Rússia”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s