Terra Nostra: O parto da Maria do Socorro

Tava pesquisando não sei o quê e acabei caindo num vídeo da novela Terra Nostra, que mostrava o parto super doloroso que a personagem da Débora Duarte, Maria do Socorro, teve durante a trama. Achei a cena maravilhosa, assisti umas mil vezes, prestando atenção em todos os detalhes. Vi essa novela quando era bem novinha e lembro que era uma febre, chegava na escola e todos os meus colegas forjavam um sotaque italiano, capisce?

Não tem como ficar indiferente a força das atrizes e a coragem de encenarem um parto com tanto realismo, li por ai que essa é a cena de parto que foi mais assistida na TV brasileira! São tantas as novelas em que a gente vê determinada atriz, que acaba de dar a luz e continua com os cabelos arrumados e a maquiagem perfeita, que essa se destaca.

A cena do parto é impactante e de uma beleza ímpar, a personagem tem umas peculiaridades interessantes: tinha duas filhas com Gumercindo (interpretado por Antônio Fagundes) e sentia-se envergonhada por não ter lhe dado um filho homem. Gumercindo chega a traí-la com a escrava Naná (Adriana Lessa) e ela tem que aceitar a humilhação calada. O fato é que por causa da idade, ela começa a achar que está na menopausa e começa a ter inúmeros questionamentos sobre sua auto-estima, sem perceber a gravidez.

O parto é mostrado como um momento íntimo entre as mulheres e a exemplo disso, quando Gumercindo aparece em cena para levar água, ela esconde o rosto por vergonha e pede que ele saia do local.  Mas, não é isso que me chama atenção… o que me interessa é a representação sobre como o peso da gravidez recai sobre as mulheres. Digo, como uma responsabilidade mesmo. Maria do Socorro da à luz a um filho, após penosas horas de sofrimento e dor. É uma redenção, uma forma de ser finalmente perdoada por não ter oferecido a satisfação ao marido durante todos os anos anteriores.

Enfim, fico impressionada só de pensar que a cena se passa em 1800 e bolinha e o assunto continua sendo tão atual, revisitado e re-analisado:a questão sobre a maternidade. Pensar e descobrir coisas do passado, me ajuda a perceber o quanto evoluímos e o quanto ainda temos que evoluir…

Advertisements

3 thoughts on “Terra Nostra: O parto da Maria do Socorro

  1. Lari Reis diz:

    Há dias, deixei esse seu post aberto numa aba porque precisava assistir e comentar. Só hoje consegui. Que coisa mais intensa, né Tha! Nossa… Eu assisti antes de ler todo o post. Se não me engano, acompanhei a novela na época, mas mal tinha lembrança dela. Então, ao assistir à cena, eu só consegui pensar na beleza dela. Em toda dor, força e emoção que conseguiu transmitir. É uma cena longa e isso me chamou a atenção também. Depois, quando li sobre a relação entre o casal, a cobrança e traição, me veio um gosto bem amargo na boca… É difícil pensar que algo tão bonito, até hoje, aconteça para atender a caprichos, buscar objetivos..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s