O dia em que Joan Ferguson arrancou a língua de Juicy Lucy

282dbc766bd884fc36a8e2873bcecb10

Ainda estou sem fôlego por causa do último episódio de Wentworth. A ascensão de Joan ao cargo de Top Dog não poderia ter sido tão triunfal (e sangrenta). Com o histórico de atrocidades que Joan carrega, não seria difícil imaginar que estivesse planejando alguma vingança. Ainda que a frieza e a inteligência do personagem sejam características marcantes, sua atitude no último episódio, tão drástica e bem calculada, chocou até o mais atento espectador. O que me encanta no “Freaky”, mais que sua calma desconcertante, é o toque de humor negro e absurdo que a faz ser tão deliciosamente maquiavélica. Da mesma forma, Juicy carrega consigo um ar de deboche que nos faz rir de situações que, em diferente contexto, poderiam ser retratadas de maneira extremamente dramática.

tumblr_o8j6q5jLqy1qcp26yo1_500

tumblr_inline_nvjxwrNk3e1tw5y0r_400.gif

A tensão entre Juicy e Joan é antiga, desde os tempos em que a então “governadora” travava uma batalha contra a entrada das drogas na cadeia.  Eu achava que o ápice dessa relação teria acontecido naquele momento em que Juicy e seu grupo encurralou Joan no banheiro e a estuprou de uma maneira tão violenta que a deixou sangrando e sem andar por dias. Eu achava… até que Joan, sorrateiramente, deu um jeito de se passar por dentista, drogar Juicy e arrancar sua língua. As coisas não aconteceram assim, tão rapidamente. Joan foi estuprada no terceiro capítulo da quarta temporada e apenas no sexto capítulo da quinta temporada é que a vingança foi concluída. Ou seja, levamos aí um ano e tantos meses para o tão surpreendente acontecimento.

A construção do episódio me deixou de queixo caído. A primeira cena, em que Joan está no dentista, já indica que algo grande vai acontecer. A ideia de fazer Joan dormir na cadeira do dentista, de tão relaxada, é quase uma dica para o espectador, como se os autores da série falassem: “essa mulher é tão diferente e anormal, que consegue relaxar em um lugar em que a maioria das pessoas ficam tensas”.  De repente, todas as suas relações são articuladas com as da Vera, mostrando que desde o momento em que foi presa, Joan não se esqueceu de sua principal inimiga.

Sally-Anne Upton, a atriz que interpreta a Juicy, contou que a famosa cena demorou 7 horas para ser filmada. Ela também disse que ficou extremamente preocupada com o fato da personagem perder a língua: era uma de suas características, ela adorava sair andando pelos corredores, mostrando a língua para outas detentas para indicar que era uma predadora sexual: “Eu fiz algumas pesquisas sobre línguas. Descobri que nove em cada dez pessoas que sofrem um acidente como esse, morrem. A língua é extremamente vascular. Cheguei a ler um artigo sobre um homem que teve a língua cortada porque ele sabia demais… Ele contou que foi a coisa mais dolorosa que sentiu, mas que ele não podia gritar, não podia vocalizar aquela sensação. Por isso a cena foi daquele jeito: ela grita no início, mas depois do corte, já não consegue gritar mais”.

9-3704389-shtv220317wentworth3_fct814x611x209.0x73.0_ct620x465

Joan já era um personagem sombrio, mas foi ficando cada vez mais assustadora ao longo das temporadas. E a Pamela Rabe é tão, tão, tão foda que mudou não só a postura corporal como também trouxe um tom de voz diferente para o personagem. Fica difícil imaginar o que vem pela frente, mas o que já sabemos é que Joan não sabe perder. Ainda que não exista possibilidades de voltar a assumir o cargo de “governadora”, ela não irá descansar até ver Vera aniquilada. Outro dia vi uma matéria sobre ela e a frase era mais ou menos assim: “Joan é mais que uma psicopata. É uma psicopata brilhante”. E agora é a Top Dog!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s