FURACÃO ELIS!

elis-7

A estréia da série global sobre a vida da Elis Regina causou certa expectativa nos fãs, trazendo Andrea Horta como a imortal pimentinha. Ainda não tive a oportunidade de assistir aos episódios da produção, mas logo me lembrei do livro da Regina Navarro: “Furacão Elis”, uma obra bem interessante sobre a sua vida e carreira —  e que vale a pena ser lido por quem curte a cantora.

Então, deixo a dica da leitura…

A biografia, relançada em 2012, fala da intensa relação de Elis com a música e da sua luta para conquistar o respeito dos colegas da área. Além de uma visão sobre o seu lado (extremamente) profissional, temos também uma perspectiva mais aprofundada sobre a sua vida pessoal: relacionamentos amorosos, amigos e família.

elis-9

Não é novidade para ninguém que Elis mergulhava em tudo que fazia. Mas, por meio do livro, é possível perceber que ela era, também, uma cantora com apelo performático e, por vezes, repleta de inseguranças. Um exemplo bem interessante de tudo isso é que a cantora chegou a ser criticada por não tocar nenhum instrumento durante suas apresentações e, sempre muito inteligente, respondia: “O meu instrumento é a minha voz”.  Porém, isso a incomodava profundamente…

Esse jeito passional refletiu em todos os seus trabalhos, especialmente nos seus últimos anos. Não raro, se encontra vídeos da Elis no Youtube, cantando entre lágrimas e dando tudo de si em cima do palco. Aliás,  ela foi sempre cercada de amigos de renome como: MIlton Nascimento, Rita Lee e Gal Costa, o que rendeu parcerias antológicas.

imagem1-40

A sua popularidade não é de estranhar: Elis era uma mulher muito sincera e, por vezes, polêmica. À frente de seu tempo, a cantora não se importou com a imagem ao tratar de assuntos complexos como aborto e homossexualidade. Tinha também esse tom nacionalista, fazendo duras críticas à política e a desvalorização cultural no país. E aqui, estamos falando dos anos 70 e 80…

Bom, espero que tenha gostado da dica! E, se assistir a série ou ler o livro, não deixe de voltar aqui para deixar um comentário. Adoraria saber o que você achou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s