Como SVU destruiu um dos meus personagens favoritos

law_and_order_on

Law & Order SVU está em sua 17ª temporada e a sensação que tenho é que assisto essa série há um milhão de anos. São inúmeros e incontáveis os episódios que assisti e que, absurdamente, ainda faltam para ser assistidos. Outro dia eu estava lá em casa, em Minas, matando a saudade da televisão e acabei vendo um episódio que mostra o retorno da agente do FBI, Dana Lewis (interpretada por Marcia Gay Harden), Droga ! Eu preferia não ter visto… bom, vou explicar melhor.

Marcia Gay Harden fez várias participações em SVU e construiu a Dana de uma forma bem carismática – até esse momento. É realmente triste o que os escritores resolveram fazer com a personagem: ela passou de heroína  e durona à vítima e logo depois, a criminosa. Fiz uma pequena linha do tempo pra vocês entenderem do que estou falando:

LawOrder

Temporada 7, Episódio 6 (Raw):

 –  HEROÍNA –

Em sua primeira aparição na série, Dana está infiltrada. Portanto, apesar desse enorme SPOILER que eu acabei de dar, não sabemos que ela é uma agente do FBI. Por isso a conhecemos como Star Morrison, uma mulher que participa de um movimento nazista e que parece adorar proferir um discurso de ódio contra judeus e negros. Não é atoa que os detetives Benson e Stabler desconfiem dela e façam de tudo para prendê-la, afinal, um garotinho negro acaba de ser assassinado e uma série de ataques parece ser planejada pelo grupo de Morrison. Quando tudo é desmascarado e Dana finalmente consegue prender o grupo nazista, ela não só se desculpa através de um belo discurso contra o racismo,  como também mostra ser uma pessoa bem bacana… corajosa, correta e cheia de coleguismo com os outros policiais.

600px-LOSVUS8E01_03

Temporada 8, Episódio 1 (Informed)

–  DURONA –

Pouco tempo depois da primeira aparição, Dana está de volta…. dessa vez muito mais carismática e poderosa.   Olivia é chamada ao hospital depois que uma moça (Haley), vítima de abuso sexual, é encontrada ferida e com a cabeça raspada em um hospital. Haley se nega a depor, o que leva Benson a roubar sua peça íntima e mandar fazer um exame de DNA para coletar provas. Depois de uma longa discussão sobre ética, descobrem que Haley está cooperando com Star Morrison em seu trabalho contra o eco-terrorismo.  Dana realmente gosta de Haley e quer protegê-la contra as ameças dos outros terroristas, tanto que coloca a própria vida em risco ao invadir a casa de um deles (e tinha uma bomba lá!). O problema é que Haley começa a desconfiar de Star e decide traí-la. É claro que a fodástica Dana não deixa isso passar barato e dá-lhe um tiro na barriga.

400px-LOSVUS12E08_08

Temporada 12, Episódio 8 (Penetration):

– VÍTIMA –

Sim!! Pelas fotos já deu pra reparar que essa mulher sai por aí atirando em muita gente. Bom… esse é um dos meus episódios favoritos com ela porque reúne as três características acima, onde ela consegue ser heroína, durona e vítima… tudo ao mesmo tempo.  Nesse episódio Dana aparece de madrugada na casa de Olivia e pede que ela analise um kit estupro que recolheu. Ela foi estuprada violentamente por um cara e precisa descobrir quem foi, para poder se vingar pessoalmente. Depois de muuuuto drama (e de uma cena fortíssima, onde ela descreve o estupro e diz que levou mordidas e no seio enquanto estava sedada e enforcada), descobrimos que o mandante do crime foi o pai do rapaz que ela matou na sétima temporada, quando ela estava infiltrada num grupo nazista. Ela não deixa barato, não mesmo!

4853492e19399667abfc181bbb130bd3

Temporada 14,  Episódio 14: (Secrets Exumed)

– CRIMINOSA –

Esse episódio é um grande pesadelo, Dana reaparece, mas não da forma que a gente (eu, pra ser mais exata) esperava. A agente federal resolve reabrir o caso de um assassinado cometido há vinte e cinco anos atrás. Um criminoso está prestes a ser solto, mas ela tem certeza que ele cometeu o assassinato e quer fazê-lo pagar.  O fato é que Benson descobre que Dana tem uma certa proximidade com o homem que na época era namorado da vítima. Pior, ele descobre que Dana tinha namorado com o mesmo cara e engravidado dele. Não bastasse, o cara a fez abortar e a trocou pela moça assassinada. Pois é, ligaram os pontos? Dana matou a moça por recalque… COMOASSIM BRASEL!? Nãaaaaaaaaao! Depois de uma personagem feminina tão incrível, tão inteligente, forte e independente… eu me pergunto PQ DICK WOLF? PQ? WHY???!

tumblr_mic56yqjPo1rjpiy2o1_250

AH VÁ!

tumblr_lyhkd7OW8m1qdnwiro1_500

2 opiniões sobre “Como SVU destruiu um dos meus personagens favoritos

  1. UAU!
    Até fiquei sem ar lendo essa linha do tempo, mesmo não tendo visto a Dana em SVU, já que acabo sempre assistindo os ep’s meio ‘soltos’.
    Beijos!

  2. Fiquei muito decepcionada.Não tinha a menor necessidade disso,DO NADA ela matou uma mulher por nada ???Estragaram uma personagem incrível,era melhor ela nem ter aparecido de novo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s