Como SVU destruiu um dos meus personagens favoritos

law_and_order_on

Law & Order SVU está em sua 17ª temporada e a sensação que tenho é que assisto essa série há um milhão de anos. São inúmeros e incontáveis os episódios que assisti e que, absurdamente, ainda faltam para ser assistidos. Outro dia eu estava lá em casa, em Minas, matando a saudade da televisão e acabei vendo um episódio que mostra o retorno da agente do FBI, Dana Lewis (interpretada por Marcia Gay Harden), Droga ! Eu preferia não ter visto… bom, vou explicar melhor.

Marcia Gay Harden fez várias participações em SVU e construiu a Dana de uma forma bem carismática – até esse momento. É realmente triste o que os escritores resolveram fazer com a personagem: ela passou de heroína  e durona à vítima e logo depois, a criminosa. Fiz uma pequena linha do tempo pra vocês entenderem do que estou falando:

LawOrder

Temporada 7, Episódio 6 (Raw):

 –  HEROÍNA –

Em sua primeira aparição na série, Dana está infiltrada. Portanto, apesar desse enorme SPOILER que eu acabei de dar, não sabemos que ela é uma agente do FBI. Por isso a conhecemos como Star Morrison, uma mulher que participa de um movimento nazista e que parece adorar proferir um discurso de ódio contra judeus e negros. Não é atoa que os detetives Benson e Stabler desconfiem dela e façam de tudo para prendê-la, afinal, um garotinho negro acaba de ser assassinado e uma série de ataques parece ser planejada pelo grupo de Morrison. Quando tudo é desmascarado e Dana finalmente consegue prender o grupo nazista, ela não só se desculpa através de um belo discurso contra o racismo,  como também mostra ser uma pessoa bem bacana… corajosa, correta e cheia de coleguismo com os outros policiais.

600px-LOSVUS8E01_03

Temporada 8, Episódio 1 (Informed)

–  DURONA –

Pouco tempo depois da primeira aparição, Dana está de volta…. dessa vez muito mais carismática e poderosa.   Olivia é chamada ao hospital depois que uma moça (Haley), vítima de abuso sexual, é encontrada ferida e com a cabeça raspada em um hospital. Haley se nega a depor, o que leva Benson a roubar sua peça íntima e mandar fazer um exame de DNA para coletar provas. Depois de uma longa discussão sobre ética, descobrem que Haley está cooperando com Star Morrison em seu trabalho contra o eco-terrorismo.  Dana realmente gosta de Haley e quer protegê-la contra as ameças dos outros terroristas, tanto que coloca a própria vida em risco ao invadir a casa de um deles (e tinha uma bomba lá!). O problema é que Haley começa a desconfiar de Star e decide traí-la. É claro que a fodástica Dana não deixa isso passar barato e dá-lhe um tiro na barriga.

400px-LOSVUS12E08_08

Temporada 12, Episódio 8 (Penetration):

– VÍTIMA –

Sim!! Pelas fotos já deu pra reparar que essa mulher sai por aí atirando em muita gente. Bom… esse é um dos meus episódios favoritos com ela porque reúne as três características acima, onde ela consegue ser heroína, durona e vítima… tudo ao mesmo tempo.  Nesse episódio Dana aparece de madrugada na casa de Olivia e pede que ela analise um kit estupro que recolheu. Ela foi estuprada violentamente por um cara e precisa descobrir quem foi, para poder se vingar pessoalmente. Depois de muuuuto drama (e de uma cena fortíssima, onde ela descreve o estupro e diz que levou mordidas e no seio enquanto estava sedada e enforcada), descobrimos que o mandante do crime foi o pai do rapaz que ela matou na sétima temporada, quando ela estava infiltrada num grupo nazista. Ela não deixa barato, não mesmo!

4853492e19399667abfc181bbb130bd3

Temporada 14,  Episódio 14: (Secrets Exumed)

– CRIMINOSA –

Esse episódio é um grande pesadelo, Dana reaparece, mas não da forma que a gente (eu, pra ser mais exata) esperava. A agente federal resolve reabrir o caso de um assassinado cometido há vinte e cinco anos atrás. Um criminoso está prestes a ser solto, mas ela tem certeza que ele cometeu o assassinato e quer fazê-lo pagar.  O fato é que Benson descobre que Dana tem uma certa proximidade com o homem que na época era namorado da vítima. Pior, ele descobre que Dana tinha namorado com o mesmo cara e engravidado dele. Não bastasse, o cara a fez abortar e a trocou pela moça assassinada. Pois é, ligaram os pontos? Dana matou a moça por recalque… COMOASSIM BRASEL!? Nãaaaaaaaaao! Depois de uma personagem feminina tão incrível, tão inteligente, forte e independente… eu me pergunto PQ DICK WOLF? PQ? WHY???!

tumblr_mic56yqjPo1rjpiy2o1_250

AH VÁ!

tumblr_lyhkd7OW8m1qdnwiro1_500

Advertisements

One thought on “Como SVU destruiu um dos meus personagens favoritos

  1. Vera diz:

    UAU!
    Até fiquei sem ar lendo essa linha do tempo, mesmo não tendo visto a Dana em SVU, já que acabo sempre assistindo os ep’s meio ‘soltos’.
    Beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s